Saudações pessoas! Nesse episódio do Viracasacas recebemos novamente Odilon Caldeira Neto (@odiloncaldeira), professor de História Contemporâena e Coordenador do Observatório da Extrema-Direita no Brasil. O assunto da vez é novamente o Integralismo, o fascismo brasileiro organizado pelos ilustres dos “galinhas-verdes”. Começamos discutindo o livro recente do professor Odilon, escrito em conjunto com o historiador Leandro Pereira Gonçalves, e aproveitamos para comentar sobre as relações entre o Integralismo histórico e o contemporâneo. Falamos sobre como a Ação Integralista Brasileira foi um movimento de massas, inspirado e alinhado aos fascismos europeus mas bastante adaptado às realidades do Brasil. Seu legado, no entanto, é mais difuso e sua memória é também traz consigo um espectro da derrota: apoiaram o golpe do Estado Novo depois tentaram depor Getúlio Vargas, apenas para assistir seu movimento cair na ilegalidade e testemunhar a derrota das potencias do Eixo na 2a Guerra. O alinhamento aos fascismos e a derrota do Eixo produziu entre os Integralistas uma intensa reescrita da própria história. Mas o legado do integralismo vai além dos pequenos grupos neointegralistas. Ex-membros da AIB foram instrumentais para a instauração da Ditadura Civil-Militar de 1964 e a compreensão do impacto cultural do integralismo é fundamental para a compreensão da direita brasileira contemporânea.
Saudações pessoas! Hoje é um episódio de festa, um episódio de celebração em meio aos escombros desse país. O Viracasacas atingiu 2 milhões de plays – pelo menos desde que mudamos nosso contador há uns dois anos atrás. E para comemorar Gabriel Divan e Carapanã organizaram um JANTAR DE GALA no qual comentam vários aperitivos e TRÊS PRATOS PRINCIPAIS: a corrida ao fundo encabeçada por André Mendonça e Augusto Aras para ver que se abaixa mais em troca de uma cadeirinha no Supremo; o lobby evangélico pela abertura dos templos apesar nas condições sanitárias de Estados e Municípios e, claro; vacininha privada, meio nonsense, bem suspeita e cujo lobby foi encabeçado JUSTAMENTE pelo empresariado quem disse que a COVID não ia matar nem 5 mil pessoas. Veja sorrir, chorar e abastecer os maus sentimentos!
Na coluna dessa semana Carapanã fala sobre como o desencantamento do Brasil é um assombramento.
Saudações pessoas! Nesse episódio do Viracasacas podcast recebemos Flávio Martins (@sigaoflavio), professor de Direito Constitucional, para discutir essa coisa chamada LEI DE SEGURANÇA NACIONAL. O professor Flávio também apresenta os podcasts Saindo da Caverna e O Detrator, uma vez que é o detrator número 45 da famosa lista do Governo Federal. Sério: enquanto o Brasil derrete e centenas de milhares de pessoas morrem devido às pandemia da COVID, as preocupações do Palácio do Planalto e seus fieis sabujos é perseguir dissidências das mais educadas. O que isso tem a ver com determinados movimentos do STF em relação aos chamados “atos anti democráticos”? Para onde essa nau vai? No Brasil, só temos uma certeza, a de que ela vai vai rio abaixo…
View 250 more appearances
Share Profile
Are you Carapanã? Verify and edit this page to your liking.

Followers

Share This Creator

Recommendation sent

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Creator Details

Episode Count
258
Podcast Count
3
Total Airtime
2 weeks, 3 days
PCID
Podchaser Creator ID logo 263918