Saudações pessoas! No Viracasacas dessa semana recebemos os jornalistas Cristina Charão (no Twitter: @ cris_charao) e Filipe Kunrath (no Twitter: @ FilipeKunrath) para uma conversa sobre esportes, COVID e as políticas da (ir)responsabilidade. Falamos sobre porque a indústria do futebol é uma representação perfeita desse estranho momento do capitalismo tardio: faminta, ininputável e buscando se colocar acima do mundo, da vida e das instituições. Enquanto a pandemia faz dezenas de milhares de vítimas pelo mundo afora, diretores de clubes ignoram questões importantes para discutir a volta dos campeonatos. Teriam eles alguma responsabilidade pelos  torcedores que mobilizam? Também discutimos o papel dos atletas na política, seja enquanto agentes de protestos contra o racismo, seja como aliados da loucura destrutiva da direita populista, seja como O MALUCO QUE VAI DAR ROLÉ ALEATÓRIO E ACABA EM PRISÃO DOMICILIAR NO PARAGUAI.
Saudações pessoas! Sejam bem-vindos a mais um episódio do Viracasacas podcast. Nessa semana recebemos Gregório Grisa (@grisagregorio), professor do IFRS e doutor em Educação, para uma conversa sobre o (péssimo) estado no qual a política educacional brasileira foi deixada durante a “gestão” Weintraub. Engajado nas táticas da guerra cultural e tentando a todo custo sabotar a autonomia universitária, o ex-ministro deixou de tomar várias ações necessárias para funcionamento da política educacional brasileira – especialmente durante a pandemia. Falamos também sobre o futuro do bolsonarismo em geral e como as políticas públicas de todo tipo estão sob risco. A parte boa é que a brevíssima gestão do ex-ministro Decotelli foi muito melhor que a do seu antecessor... Também comentamos maior acontecimento da república da badtrip infinita: a saga do pobre cão Zeus/Augusto Bolsonaro, que saiu pra curtir a vida e acabou prisioneiro no Planalto. De Augusto já basta o Heleno, eu hein? Não deixe de conferir o episódio #112 do Viracasacas, no qual o Gregório explicou tudo sobre como a educação é financiada no Brasil.
Saudações pessoas! Até que enfim encontraram o homem mais querido do Brasil! Felipe Abal? Não, Fabrício Queiroz! Um camarada gente fina, um boa praça, amigão do presidente, do filho do presidente, do amigo do filho do presidente acusado de ser um matador de aluguel e... do advogado do filho do presidente. É comum que um advogado leve o cliente (ou o amigo do cliente, ou cliente do amigo) para casa? Para responder a essa pergunta trazemos para esse episódio Leandro Souto (@ soutoverso) e Pedro Augusto (@ iuris_man), dois distintos senhores doutores advogados, que vão falar com conhecimento de causa. Saul Goodman? Pfff... O Brasil conseguiu reunir em Atibaia todos as grandes figuras e personalidades da República. Só falta pedir a pizza.
Saudações pessoas! Nesse episódio recebemos Orlando Calheiros, antropólogo e host do podcast Benzina! , para uma conversa sobre negacionismo, política e afetos. Falamos sobre poder e desejo, da Grécia Antiga até os dias atuais, e sobre a instrumentalização da negação, sua transformação em negacionismo e como isso tem tudo a ver com a emergência de novos meios de comunicação. Falamos ainda sobre violência, capitalismo e o “sacrifícios necessários” para a apaziguar a besta-fera, que nos colocam num ciclo perpétuo de violência e alienação. Pois é, o Viracasacas não é um podcast leve. Mas dá uma moral e clica aí! "
View 194 more appearances
Share Profile
Get appearance alerts
Subscribe to receive notifications by email whenever this creator appears as a guest on an episode.

Subscribe to receive notifications by email whenever this creator appears as a guest on an episode.

Are you Carapanã? Verify and edit this page to your liking.

Recommend This Creator

Recommendation sent

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Creator Details

Episode Count
198
Podcast Count
1
Total Airtime
1 week, 6 days