Environment Investigations Editor @pulitzercenter Founder of @InfoAmazonia and @geojournalism enthusiast
Saudações pessoas! Nesse episódio do Viracasacas trazemos Juliana Batista, advogada no Instituto Socioambiental, e Gustavo Faleiros , jornalista e editor do site InfoAmazônia, para uma conversa sobre a destruição da política ambiental brasileira e o avanço do garimpo nas terras indígenas. Se há uma promessa de campanha da qual Jair Bolsonaro não se esqueceu foi a de colocar sob fogo cerrado (literalmente) o patrimônio natural brasileiro. Começamos discutindo como as canetas do Presidente da República e de seu anti-ministro Ricardo Salles erodiram com rapidez assustadora um legado de décadas de política ambiental no Brasil. Conselhos participativos foram transformados em clubes de amigos, diretrizes implementadas desde o período da Ditadura Militar esquecidas em prol de memes e negaciosismo científico. Essa destruição se dá em paralelo com a erosão da independência funcional de setores importantes do judiciário e o aparelhamento de órgãos como a FUNAI e o ICMBio através da nomeação de diretores e chefes pouco comprometidos com a missão dessas instituições. O resultado é uma onda sem precedentes de desmatamento, garimpo e incêndios florestais, e a consolidação do “agro” como uma força política que se sustenta pelo constante esforço de apropriação de terras públicas – mais do que pela bem sucedida agroindústria brasileira. O garimpo promete ampliar sua destruição sem precedentes, trazendo contaminação de solos, espécies comestíveis e água com mercúrio. A promessa de “explorar as riquezas” da Amazônia feita pelo presidente em sua campanha (e repetida no embaraçoso encontro com Al Gore) se traduz no seguinte cenário: garimpeiros precarizados operando ilegalmente em terras indígenas, em posse de maquinários caríssimos, a mando de políticos e empresários que contrabandeiam todo o ouro para fora do país com a absoluta conivência do Estado Brasileiro. Diante da destruição organizada do país, as elites brasileiras continuam enchendo os bolsos e almejando aquela passagem só de ida para a Flórida ou Portugal.
Este é o primeiro episódio do podcast Pandemias na Amazônia.   Nele, você escutará a entrevista com Keilah Fonseca, Presidente da Associação Crioulas do Quilombo Barranco de São Benedito, quilombo localizado em Manaus. Ela conta sobre como a comunidade se organizou para enfrentar a Covid-19 e as dificuldades econômicas surgidas durante a Pandemia. A entrevista foi concedida à pesquisadora Luiza Flores, do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Apresentação: Gustavo Faleiros, editor do site InfoAmazonia.org Edição : Pedro Cortese Apoio: Gilton Mendes e Thiago Mota Cardoso (Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena - NEAI)
On this very special episode of PRIMO NUTMEG filmed in São Paulo, Brazil, InfoAmazonia founder Gustavo Faleiros gives insight on the fires raging in the Amazon. Faleiros explains the recent history of Amazon deforestation, the political and economic forces in play, the impact on indigenous Amazonians, and what all of this means for our environment.Get access to the early episodes of PRIMO NUTMEG for only $1 a month on Patreon: https://patreon.com/primonutmegSubscribe to PRIMO NUTMEG on YouTube, SoundCloud, and iTunes!https://primonutmeg.com/ https://facebook.com/primonutmeg/ https://twitter.com/primonutmeg/ https://instagram.com/primonutmeg/https://minds.com/primonutmeg/https://youtube.com/c/primonutmeg/Support the show (https://www.patreon.com/primonutmeg)
Miles de manifestantes en todo el mundo salieron a las calles este viernes para exigir que se proteja la región de la Amazonía. Un reciente y dramático aumento de incendios forestales en esa zona, no solo en Brasil, sino también en países como Bolivia, Paraguay y Ecuador, ha encendido las alarmas de los ambientalistas. El presidente de Brasil, Jair Bolsonaro, anunció que su Gobierno tomará medidas para sofocar las llamas, incluyendo el despliegue del ejército. Discutimos este tema con Gustavo Faleiros, director de Infoamazonia. via Knit
View 3 more appearances
Share Profile
Are you Gustavo Faleiros? Verify and edit this page to your liking.

Share This Creator

Recommendation sent

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Creator Details

Episode Count
7
Podcast Count
7
Total Airtime
5 hours, 4 minutes
PCID
Podchaser Creator ID logo 219231