✊🏿🌎 🇧🇷 PhD in Philosophy and General Theory of Law at @de_usp. Professor at @fgv_eaesp and @mackenzie1870. CEO of @inluizgama. Researcher at @dukeU.
Caetano Manenti, jornalista e graduando em História da UFRJ, e Silvio de Almeida Carvalho Filho, professor do Programa de Pós Graduação em História da UERJ e do Mestrado Profissionalizante em Ensino de História da UFRJ, conversam com Nazir Ahmed Can, professor de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas da mesma instituição, sobre os contextos históricos de formação da literatura contemporânea em Angola e em Moçambique. Participação especial de Rita Chaves, professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP.Apresentação, idealização e roteiro: Silvio Almeida Carvalho Filho.Apresentação, edição e roteiro: Caetano Manenti.
José Godoy destaca o lançamento do livro, que traz opiniões de diversos pensadores como Silvio Almeida e Ailton Krenak sobre os efeitos que a pandemia da Covid-19 provocou na sociedade.
“O objetivo da educação deve ser treinar indivíduos felizes que constituem uma sociedade pacífica. Exige cordialidade e uma abordagem ampla, holística e previdente que permita às pessoas enfrentarem, aconteça o que acontecer. Implica focar no bem da comunidade” - Dalai Lama Mais um debate importante: o olhar atento para a diversidade espiritual, filosófica e religiosa na Educação! Foi por esse caminho e com esse espírito holístico que o Educa Podcast desta semana trilhou para abordar o tema “Espiritualidade e Religião na Educação”. Para falar com coração, mente e espírito abertos, convidamos o músico, compositor e vocalista da banda Ira! Nasi e o professor e teólogo, Sílvio Almeida Jr. Marcos Valadão Rodolfo, o Nasi - apelido com “S”, vale relembrar -, é fundador e vocalista e da banda Ira!, que traz em seu nome o substantivo feminino, sinônimo e manifestação de sentimento de fúria, indignação e raiva. Simplificado seja vosso nome, Nasi apresenta neste episódio sua música e seu lado religioso e filosófico, com tons de uma música calma, contraponto para pessoas nervosas. E ainda a lembrança de uma letra póstuma de Raul Seixas, gravada pelo Ira! O programa desta semana conta também com o embasamento teológico do professor Sílvio Almeida Jr., que explica como ensinar outras tantas religiões, filosofias e demais questões espirituais são fundamentais e saudáveis para a cidadania e para todo contexto educacional. Com profundo respeito, o Educa Podcast quer sempre ouvir todos os tons e sentimentos da música e da educação. Com temperança e equilíbrio. E mais uma vez isso foi possível com a mediação de Adriana De Barros. Convidamos a todos os indivíduos felizes que constituem uma sociedade pacífica a ouvir o nosso episódio #12. Inspire-se! Aproveite! Com certeza você vai gostar! Ouça, comente, compartilhe! Quer participar, comentar ou sugerir temas? Envie e-mail para: educapodcast@educapodcast.com.br Site: https://www.educapodcast.com.br Instagran: @educapodcast Twitter: @educapodcast Facebook: @educapodcast LinkedIn: www.linkedin.com/in/educa-podcast #Educação #Música #Podcast #Espiritualidade #Conhecimento #Filosofia #Religião #Nasi #Ira --- Send in a voice message: https://anchor.fm/educa-podcast/message
Cara Pessoa, faz tempo que pesquisas mostram que a maioria dos brasileiros reconhece haver racismo no Brasil, mas uma minoria absoluta admite ser racista. É uma conta que não fecha. E que diz muito sobre como os brasileiros se posicionam no debate sobre injustiças raciais: o problema existe, mas eu não tenho nada a ver com isso. Dois intelectuais e ativistas ligados ao movimento negro —a médica Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, e o jurista Silvio Almeida, colunista da Folha e autor do livro "Racismo Estrutrural"— explicam como todos somos parte da trama do racismo. Duas pesquisadoras da branquitude e de relações raciais —Lia Vainer Schucman, autora de "Entre o Encardido, o Branco e o Branquíssimo", e a norte-americana Robin DiAngelo, que escreveu "White Fragility" (fragilidade branca)— contam como surgiu a ideia de raça e de que maneira ela estrutura um sistema de privilégios. A jornalista e ativista Bianca Santanna fala da experiência que deu título ao livro "Quando me descobri negra". E trata das dores e violências a que as pessoas negras são submetidas no Brasil Elas estão na origem da canção "Olhos Coloridos", um hino do orgulho negro interpretado por Sandra de Sá —que conta a história da música. See omnystudio.com/listener for privacy information.
View 38 more appearances
Share Profile
Are you Silvio Almeida? Verify and edit this page to your liking.

Share This Creator

Recommendation sent

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Creator Details

Episode Count
43
Podcast Count
43
Total Airtime
1 day, 14 hours
PCID
Podchaser Creator ID logo 736479