Língua e Linguagem Humanas

A curated podcast list by Dawton Valentim
Creation Date October 16th, 2019
 Be the first to like this!
A seguir, você confere uma curadoria de podcasts que discutem língua e linguagem humana, com foco em estudos de Linguística e Linguística Aplicada. Confira todos os links da lista em serlinguagem.wordpress.com :)

EM LÍNGUA PORTUGUESA

Língua Livre
1
Conteúdos relacionados às áreas da Linguística e da Literatura, em formato de bate-papo entre apresentadoras e convidado(a)(s). Buscamos abordar os temas tratados estabelecendo relações com questões da atualidade, sempre defendendo a livre expressão de ideias e posicionamentos políticos. Este é um trabalho autônomo (sem vínculo institucional) e sem fins lucrativos, produzido por duas professoras de educação básica. 
user avatar

Dawton Valentim

O podcast que defende que a língua é nossa e devemos usá-la como bem entendermos é uma iniciativa independente capitaneada pelas professoras e português Vivian Paixão e Liliane Machado. Desde o primeiro episódio, as co-hosts (quem apresenta o podcast quando há mais de uma pessoa apresentando) deixam nítida a “linha editorial do programa”: “conteúdo relacionado a questões de língua, Linguística, linguagem de uma maneira geral, Literatura, mas também Educação e qualquer outro tópico que a gente julgue que pode ser relevante na proposta do nosso programa”. Outros pontos do recorte temático do Língua Livre reforçam o motivo de ele estar no topo desta lista. O podcast surge como um protesto pela livre expressão de ideias, com o propósito de associar temas acadêmicos a temas sociais e atuais, mas não de uma maneira meramente científica ou distante dos ouvintes, e não tem medo de se posicionar politicamente, como faz já nos primeiros minutos. Não é à toa que o primeiro episódio se chama “Língua, polarização e resistência”, né?!
decorative element
Babel Podcast
Dando voz às línguas. Em cada episódio, uma nova língua desse nosso vasto mundo. Quer dar uma força pra manter o podcast? Conheça nossa campanha de financiamento coletivo: https://apoia.se/babelpodcast
user avatar

Dawton Valentim

Eu não poderia imaginar nome melhor para um podcast que trata sobre diversidade linguística por meio de passeios pela história de várias línguas do mundo. Esse foi o primeiro pensamento que tive quando descobri o Babel Podcast, que é hosteado por Bruno Guide e Cecilia Farias e também faz parte da plataforma Língua Franca. O podcast, em seu piloto, delimita a abordagem que usará para tratar de suas pautas a partir da noção de que “as línguas são faladas por povos com história, cultura e visões de mundo próprias“, o que demanda conversas que vão além das gramáticas, passando, necessariamente, por questões culturais, históricas, políticas, sociais e linguísticas. O Babel é quinzenal e já tratou de Swahili, Galego, Mandarim, Islandês, Tétum, Náhuatl e línguas indígenas brasileiras. As conversas costumam seguir uma sequência que discute informações mais técnicas das línguas, como quantidade de falantes e lugares do mundo, formação histórica, a fala de nativos ou pessoas proficientes, características linguísticas da língua em questão, como sintaxe e fonologia, e dicas de aprendizado e contato, que podem envolver filmes, músicas e outros produtos culturais.
decorative element
Linguística Vulgar
Podcast que fala sobre língua, linguagem e linguística: informações, curiosidades e polêmicas.
user avatar

Dawton Valentim

O Linguística Vulgar é mais novinho e lançou seu primeiro episódio no começo de setembro deste ano. Contudo, o podcast “sobre Linguística, feito por linguistas, pra todo mundo que fala” não podia faltar nesta lista, preferencialmente no começo dela. No primeiro episódio, em que as co-hosts Joana Franco, Verônica Siqueira e Monique Freitas ouvem vários convidados e promovem uma síntese para responder o que é Linguística, elas também explicam o nome e a proposta do podcast. O vulgar de “Linguística Vulgar” busca desafiar o sentido pejorativo que foi atribuído a essa palavra que, originalmente, descreve aquilo que se afasta do que é tido como culto ou privilegiado capital e socialmente, ou seja, aquilo é comum, popular, do povo. Este podcast vai, portanto, na contramão da “norma curta”, do preconceito linguístico, vai a favor do estudo da língua de modo crítico e livre de juízos de valor. Motivação que é ainda mais linda quando vemos o projeto maior por trás do LingVulg, o Língua Franca, uma “plataforma colaborativa, onde linguistas e entusiastas de todos os tipos, mídias e interesses possam conversar, trocar materiais, sugerir pauta e ficar sabendo mais sobre outras iniciativas” de divulgação linguística pensada por “um grupo de pesquisadores e estudantes ligados ao departamento de linguística da Universidade de São Paulo”.
decorative element
Podcast da ABRALIN
A Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN é uma associação sem fins lucrativos, que tem como objetivo congregar os profissionais da Linguística a promover, desenvolver e divulgar entre os interessados os estudos de Linguística teórica e aplicada no Brasil. Para atingir seus fins a Associação promove reuniões cientificas, cursos e publicações, concede bolsas e empresta sua colaboração a entidades publicas ou particulares em programas de educação que envolvam problemas de natureza linguística. A Associação tem o compromisso de promover a igualdade, a diversidade e a inclusão, respeitando o espectro completo da diversidade humana em raça, etnia, identidade de gênero, idade, status socioeconômico, deficiência, nacionalidade, orientação sexual e crença.
user avatar

Dawton Valentim

A Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) é um das mais importantes instituições de representação dos cientistas da linguagem humana no país. Ao lado dela, estão, por exemplo, a Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), a Associação Nacional de Programas de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e grupos ou associações mais locais, como o Grupo de Estudos do Nordeste (GELNE). O Podcast da ABRALIN é uma das iniciativas da associação que procuram dar visibilidade a linguistas do país. No podcast, os cientistas são entrevistados e têm a chance de falarem um pouco mais sobre suas pesquisas e sobre a própria Linguística. No episódio a seguir, você pode ouvir a Prof.ª Dr.ª Mônica Cavalcante, da Universidade Federal do Ceará (UFC), explicando o que é Linguística Textual: ” o que se investiga, quais os métodos específicos, qual a importância dos estudos nessa área, os desafios e as especificidades da pesquisa em Linguística Textual realizada no Brasil”.
decorative element

ESTRANGEIROS

FrameLab Podcast
A podcast about politics, language, and your brain. Hosts: Dr. George Lakoff: http://www.georgelakoff.com and Gil Durán: http://twitter.com/gilduran76
user avatar

Dawton Valentim

Iniciando a parte anglófona de nossa lista, eis o FrameLab Podcast, lançado em dezembro de 2017 pelo Prof. Dr. George Lakoff e por Gil Durán. Aparentemente em recesso desde a publicação de seu 16º episódio, um podcast que tem Lakoff como co-host não poderia deixar de ser mencionado. O primeiro episódio, que busca compreender como pensam os republicanos (partido político estadunidense) e explora a teoria da metáfora conceitual, expressa bem a motivação do programa que é “sobre política, linguagem e sua mente”. George Lakoff é um grande nome, principalmente, da Linguística Cognitiva, e seus estudos são sempre lembrados quando discutimos o pensamento humano e conexões entre cognição e linguagem. Uma de suas teorias mais famosas e que está por trás do próprio FrameLab Podcast é o frame ou framing. Grosso modo, frame é a imagem mental que construímos de maneira sócio-histórica e cultural de coisas no mundo. Frame pode nos ajudar a entender, por exemplo, a brincadeira de olhar para o céu e atribuir significados às nuvens ou o caso de Marco Polo que, ao se deparar com um rinoceronte, achou que tinha topado com um unicórnio bem mais feio do que nas lendas.
decorative element
Talk the Talk - a podcast about linguistics, the science of language.
1
A show about linguistics, the science of language, on RTRFM 92.1 community radio, Perth.
user avatar

Dawton Valentim

Daniel Midgley, Ben Ainslie e Kylie Sturgess comandam atualmente o Talk the Talk Podcast, lançado em novembro de 2010 (!!!) e que já passou dos 370 episódios. A ideia, aqui, é fazer um show semanal sobre Linguística e tudo ajuda para que esta seja mesmo a impressão que temos ao ouvir o programa. O primeiro episódio pode não representar tanto o estilo do podcast atualmente, mas ilustraria bem a origem dessa iniciativa. No entanto, como ele foi ao ar antes mesmo de existir Spotify, tive de trazer o primeiro episódio disponível no atual maior serviço de músicas por streaming. Na edição 271 do podcast, os co-hosts exploram as palavras que marcaram o ano de 2016.
decorative element
A Way with Words: language, linguistics, and callers from all over
A Way with Words is a fun and funny radio show and podcast about language. Co-hosts Martha Barnette and Grant Barrett talk with callers from around the world about linguistics, slang, new words, jokes, riddles, word games, grammar, old sayings, word origins, regional dialects, family expressions, books, literature, folklore, and speaking and writing well. Email your language questions for the show to words@waywordradio.org. Or call with your questions toll-free *any* time in the U.S. and Canada at (877) 929-9673. From anywhere in the world: +1 (619) 800-4443. Hear all past shows for free: http://waywordradio.org/. Also on Twitter at http://twitter.com/wayword.
user avatar

Dawton Valentim

Quer um podcast ainda mais antigo do que o Talk the Talk, pois ouçam o A Way with Words, lançado em agosto de 2007 (!!!!!!) e com atuais 1531 episódios. O podcast (que também é um programa de rádio) é liderado pela jornalista Martha Barnette e pelo linguista e lexicógrafo Grant Barrett. Juntos, eles conversam sobre a linguagem humana através da história e da cultura, em temas que vão desde gírias, neologismos e ditados antigos até a origem de palavras e dialetos regionais. Segundo o site da atração, o programa está no ar desde 1998 e é “ouvido semanalmente por mais de meio milhão de ouvintes nos Estados Unidos. O show é produzido pela Wayword Inc., uma pequena organização sem fins lucrativos e independente”.
decorative element
Lingthusiasm - A podcast that's enthusiastic about linguistics
3
A podcast that's enthusiastic about linguistics by Gretchen McCulloch (All Things Linguistic) and Lauren Gawne (Superlinguo). A weird and deep conversation about language delivered right to your ears the third Thursday of every month. Bonus episodes: www.patreon.com/lingthusiasm Shownotes: www.lingthusiasm.com
user avatar

Dawton Valentim

Se chegou até aqui, já posso dizer que você tem 50% do que é preciso para gostar de Linguística: interesse. Deixei o Lingthusiasm para o fim da lista porque esse podcast lançado em dezembro de 2016 é um verdadeiro labirinto de links. E isso se deve às suas hosts, que, além de serem linguistas, também são blogueiras e produzem muito conteúdo sobre Linguística para a internet há um bom tempo. Lauren Gawne escreve no Superlinguo e Gretchen McCulloch, para o All Things Linguistic. Ambos os blogs trazem materiais de divulgação da Linguística muito bons para quem gosta de ler em inglês. No Lingthusiasm, as duas extravasam o entusiasmo que sentem pela ciência da linguagem humana, analisando questões comumente feitas sobre linguagem, como a do primeiro episódio, entre outros tópicos.
decorative element