Antinomia

A History, News and Politics podcast
Good podcast? Give it some love!

Best Episodes of Antinomia

Mark All
Search Episodes...
A luta das comunidades quilombolas segue inspirando a resistência e a busca por dignidade em todos os cantos do território ocupado pelo Estado brasileiro. Neste episódio recebemos João e Igor diretamente do Maranhão para contar o histórico e as estratégias da luta quilombola na região, bem como as articulações em torno do MOQUIBOM (Movimento Quilombola do Maranhão). Vem com a gente! 
2021 começou com os mesmos problemas de 2020, só que ampliados. A angustia deu lugar ao ódio e falta esperança de que possa haver um futuro menos sombrio. Quando a realidade parece cruel demais, o passado bate a porta e nos mostra que muitas pessoas antes de nós trabalharam para construir um presente de luta e um futuro de liberdade e dignidade. É nesse contexto que recordamos o centenário da morte de Piotr Kropotkin, anarquista russo que viveu uma vida inteira pela revolução social. Quer saber melhor quem foi ele? Vem com a gente! 
Olá a todos e a todas ouvintes do Antinomia, sejam mais uma vez bem vindos e bem vindas ao Leituras Libertárias, projeto que busca compartilhar um pouco com vocês as nossas leituras sobre a história, teorias e práticas do anarquismo. Hoje nós vamos fazer a leitura do trecho do livro Armadilhas da Identidade de Asad Haider.
Neste ano pandêmico, caótico e imprevisível, o Antinomia permitiu construir diálogos, reflexões e digerir a dureza da realidade. Pra fechar o ano - e para celebrar o ep 50!!! - decidimos fazer um episódio respondendo a perguntas de ouvintes sobre o podcast e sobre o projeto da Biblioteca Terra Livre. Quer saber como foi essa conversa? Vem com a gente!
A notícia de que o Ministério da Saúde pretende revogar uma série de portarias que estruturam a política de saúde mental no país pegou trabalhadores da saúde e militantes de surpresa. Se por um lado vemos as barbaridades governamentais e temos a percepção de que o governo segue extrapolando os limites e expondo permanentemente sua faceta mais conservadora, reacionária e violenta, por outro surge a pergunta, se as propostas apresentadas pelo governo significam o retorno dos manicômios no país? Neste episódio recebemos Wander Wilson para refletir sobre os rumos da saúde mental no Brasil e os horizontes apontados por anarquistas. Vem com a gente!
Olá a todos e a todas ouvintes do Antinomia, sejam mais uma vez bem vindos e bem vindas ao Leituras Libertárias, projeto que busca compartilhar um pouco com vocês as nossas leituras sobre a história, teorias e práticas do anarquismo. Hoje nós vamos fazer a leitura de dois poemas do dramaturgo e poeta Bertold Brecht, "A lenda da prostituta Evlyn Roe" e "A infanticida Marrie Farrar", Bora lá?!
Os partidos de esquerda vislumbravam uma virada na reta final da corrida eleitoral. A esperança ia vencer o medo e o conservadorismo, mas... as urnas abriram e a vitória não veio. Parte da esquerda disse que alguns candidatos perderam mas saíram enormes... Seria a criação de novos ídolos políticos? Precisamos de salvadores na esquerda? Neste episódio vamos discutir como o personalismo eleitoral afeta a luta cotidiana e a organização dos oprimidos. Vem com a gente! 
As eleições chegam ao segundo turno em algumas cidades. Os ânimos políticos se exaltam, em especial naqueles contextos em que a disputa ocorre entre candidatos de direita e esquerda. Em um contexto de disputa entre polos políticos opostos, como anarquistas votam? Quer saber? Nesse episódio recebemos o Suna do Desobediência Sonora e da OASL para conversar sobre as eleições. Vem com a gente! 
Olá a todos e a todas ouvintes do Antinomia, sejam mais uma vez bem vindos e bem vindas ao Leituras Libertárias, projeto que busca compartilhar um pouco com vocês as nossas leituras sobre a história, teorias e práticas do anarquismo. Hoje nós vamos fazer a leitura do trecho do livro "O Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto, publicado originalmente em 1915, neste trecho, Lima tece críticas ao patriotismo do protagonista. Boa Leitura!
A memória das lutas é algo frequentemente esquecido quando se tratam das lutas autônomas e libertárias dos de baixo. No último dia 9 de novembro se completaram 5 anos da primeira Ocupação de Escola, uma luta de secundaristas que através da ação direta conseguiu fazer o governo do estado de São Paulo recuar em seu projeto de fechamento das escolas. No episódio de hoje recebemos Be, da coletivA ocupação, para contar como ocorreu esta luta vitoriosa de estudantes e os desdobramentos das ocupações. Vem com a gente! 
Olá a todos e a todas ouvintes do Antinomia, sejam mais uma vez bem vindos e bem vindas ao Leituras Libertárias, projeto que busca compartilhar um pouco com vocês as nossas leituras sobre a história, teorias e práticas do anarquismo. Hoje nós vamos fazer a leitura do poema Canção de Amor de uma Negra, da professora jamaicana, jornalista e poeta Elean Thomas. O poema foi extraído do “livro Alfabetização Cultural a luta íntima por uma nova humanidade” de Dan Baron. Apesar de não fazer parte do campo anarquista, Elean Thomas canta a liberdade no seu poema, melodia esta que todos os e as anarquistas cantam com ela também.Nota: No poema existem duas palavras referente À história da Jamaica, backra-massa significa latifundiário e backra-missus, significa a esposa do latifundiário.
Olá a todos e a todas ouvintes do Antinomia, sejam mais uma vez bem vindos, bem vindas e bem vindis ao Leituras Libertárias, projeto que busca compartilhar um pouco com vocês as nossas leituras sobre a história, teorias e práticas do anarquismo. Hoje nós vamos fazer a leitura da entrevista Ingovernáveis, com Lorenzo Kom'boa Ervin. Boa leitura!
É possível realizar uma prática de educação libertária hoje? A sociedade neoliberal busca desarticular os vínculos sociais e convencer as pessoas a se resignarem a sua condição de consumidores. No episódio de hoje recebemos a Luara, do Cursinho Livre da Lapa, para contar como este projeto a mais de 5 anos constrói práticas pedagógicas que rompem com a lógica produtivista dos cursinhos tradicionais e constrói práticas políticas para além dos limites das aulas. Vem com a gente!
Dentro das atividades do Mês Ferrer, discutimos nesse episódio sobre a educação anarquista, sua crítica e proposta para a atualidade. Contamos com a presença do convidado Rodrigo Rosa.
Olá ouvintes do Antinomia, sejam bem vindas ao Leituras Libertárias, projeto que busca compartilhar algumas leituras sobre a história, teorias e práticas do anarquismo. Neste vigésimo terceiro episódio do Leituras Libertárias contamos com a leitura de Isabel Soares do texto “Francisco Ferrer”, de Emma Goldman. Este episódio integra o mês Ferrer, uma série de leituras em homenagem ao educador e anarquista catalão, Francisco Ferrer y Guardia. Este artigo de Emma Goldman sobre Ferrer compõe o livro “Educação“, organizado e com tradução de Gabriela Brancaglion e publicados pela Biblioteca Terra Livre em 2019. Vem com a gente! 
Olá ouvintes do Antinomia, sejam bem vindas ao Leituras Libertárias, projeto que busca compartilhar algumas leituras sobre a história, teorias e práticas do anarquismo. Neste 13 de outubro temos um episódio especial em homenagem a Francisco Ferrer y Guardia, a leitura de uma carta enviada por estudantes da Escola Moderna de Barcelona às crianças do Ateneu Operário de Badalona, em que compartilham suas impressões sobre o livro "As Aventuras de Nono". A carta integra o livro "A Escola Moderna" de Francisco Ferrer y Guardia publicado pela Biblioteca Terra Livre. Vem com a gente! 
Ondas de calor recorde atingem o Brasil. Queimadas ininterruptas no Pantanal e na Amazônia. O colapso climático avança a olhos vistos... E agora, quem poderá nos defender? Segundo a ministra da Agricultura: - O boi! A alucinação dos poderosos causa danos profundos no ambiente e na sociedade. Frente a isto neste episódio trazemos algumas reflexões sobre as ações anarquistas frente a degradação ambiental bem como trazemos um relato de um companheiro que está no Pantanal na linha de frente no combate às queimadas. Quer saber mais? Vem com a gente! 
Olá ouvintes do Antinomia, sejam bem vindas ao Leituras Libertárias, projeto que busca compartilhar algumas leituras sobre a história, teorias e práticas do anarquismo. No Leituras Libertárias deste mês de outubro (mês Ferrer), vamos fazer uma singela homenagem ao educador e anarquista catalão, Francisco Ferrer y Guardia. Dando continuidade a esta série, apresentamos dois artigos do educador anarquista João Penteado intitulados "Ferrer" e "13 de Outubro" publicados na imprensa anarquistas brasileira ao longo do século XX. Vem com a gente! 
Nos últimos dias as redes de comunicação foram tomadas pelas campanhas eleitorais, seja em âmbito municipal no Brasil ou nacional nos EUA. A barbárie e a farsa eleitoral mais uma vez estão no centro da atenção social e em meio a acusações, pandemia e crise uma parcela da população tenta decidir seu voto. Neste episódio trazemos algumas reflexões sobre os debates eleitorais, algumas das criticas que anarquistas fazem a lógica da política representativa, bem como relembramos algumas das campanhas anarquistas em épocas de eleições. Quer saber mais? Vem com a gente!
Olá a todos e a todas ouvintes do Antinomia, sejam mais uma vez bem vindos e bem vindas ao Leituras Libertárias, projeto que busca compartilhar um pouco com vocês as nossas leituras sobre a história, teorias e práticas do anarquismo. No leituras libertárias deste mês de outubro, vamos fazer uma singela homenagem ao educador e anarquista catalão, Francisco Ferrer y Guardia. Já faz alguns anos que a Biblioteca realiza diversas atividades destinadas ao tema da educação em outubro, e que carinhosamente apelidamos de o mês Ferrer. Esta série de atividades busca lembrar o idealizador da Escola Moderna de Barcelona que foi brutalmente assassinado em 13 de outubro de 1909 pelo Estado e a Igreja católica espanhola. Assim esperamos poder ajudar em reavivar a memória de Francisco Ferrer y Guardia que lutou durante toda sua militância por uma educação radicalmente livre e profundamente igualitária. Segue o texto “Francisco Ferrer e sua obra” de Adelino de Pinho.
Nas últimas semanas, os preços de itens básicos tem aumentado absurdamente. O preço do arroz tem sido destaque, mas também houve uma grande alta no preço de outros itens, como o óleo e o feijão. Com a inflação, a vida vai se tornando mais e mais insuportável.
Donos das escolas privadas e grandes corporações, como Instituto Ayrton Senna, aumentam cada vez mais a pressão para a reabertura das escolas. A pergunta que fica é: pra que reabrir com o alto índice de contágio do Corona que não baixa?
No último dia 17, os trabalhadores dos Correios entraram em greve. Sua pauta gira em torno da defesa de direitos trabalhistas e contra a privatização da empresa pública. Abre-se, então, mais um conflito no mundo do trabalho esse ano que nos leva a pensar sobre os rumos que o Brasil está tomando. A partir da greve, discutimos também a visão anarquista sobre o tema da privatização.
Olá a todos e a todas ouvintes do Antinomia, sejam mais uma vez bem vindos e bem vindas ao Leituras Libertárias, projeto que busca compartilhar um pouco com vocês as nossas leituras sobre a história, teorias e práticas do anarquismo. Hoje nós vamos fazer a leitura do texto "Confederalismo Democrático" de Abdullah Öcalan, publicado pela editora Terra Sem Amos em 2020, vamos para a leitura!
O desemprego em meio a pandemia atinge números recordes. A precarização do trabalho leva as pessoas a perguntar se existem alternativas nesta sociedade para um trabalho digno, útil e que crie bem estar ao invés de lucro. É com este horizonte que neste trigésimo oitavo episódio debatemos o cooperativismo, suas possibilidades e limites. Vem com a gente!
Rate Podcast

Share This Podcast

Recommendation sent

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Podcast Details

Created by
Antinomia
Podcast Status
Active
Started
Sep 15th, 2019
Latest Episode
Feb 24th, 2021
Release Period
3 per week
Episodes
94
Avg. Episode Length
37 minutes
Explicit
No
Order
Episodic
Language
Portuguese

Podcast Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
Are we missing an episode or update?
Use this to check the RSS feed immediately.