Podchaser Logo
Home
#5 Marcus Brancaglione do Instituto ReCivitas

#5 Marcus Brancaglione do Instituto ReCivitas

Released Friday, 18th December 2020
 1 person rated this episode
#5 Marcus Brancaglione do Instituto ReCivitas

#5 Marcus Brancaglione do Instituto ReCivitas

#5 Marcus Brancaglione do Instituto ReCivitas

#5 Marcus Brancaglione do Instituto ReCivitas

Friday, 18th December 2020
 1 person rated this episode
Rate Episode

Fala pessoal, blz?

Bem-vinda, bem-vindo ao episódio 5 do Garantida.dev, o primeiro podcast do Brasil sobre a renda básica—pessoal, comunitária e universal.

Essa semana eu estou trazendo pra vocês uma conversa que eu tive com o Marcus Brancaglione, do Instituto ReCivitas, nesse último dia 8 de dezembro.

O Marcus é um ativista libertário da Renda Básica e da Democracia Direta. Ele é o corresponsável pelo Projeto Piloto Brasileiro de Renda Básica em Quatinga Velho, o Basic Income Startup. Ele é fundador do Instituto ReCivitas, desenvolvedor da licença de propriedade intelectual alternativa RobinRight, e também é autor e coautor de diversos livros sobre a Renda Básica. Ele já ministrou palestras e workshops sobre a Renda Básica e a experiência em Quatinga Velho em diversas universidades como a universidade de Oxford na Inglaterra, a universidade Doshida no Japão, o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe na Alemanha, dentre outras, e foi palestrante principal no Fórum Social Mundial em Montreal em 2016. 

Uma coisa que eu admiro demais no trabalho do Marcus e das pessoas no Instituto ReCivitas é que além do trabalho teórico e acadêmico eles também põe a mão na massa e criaram na prática uma das experiências mais antigas de renda básica do planeta e que existe até hoje aqui no Brasil, enfrentando tudo quanto é tipo de burocracia e dificuldade pra fazer isso acontecer.

Nessa conversa a gente fala sobre como o Marcus foi de programador e estudante de filosofia e ciências moleculares na USP até pioneiro da renda básica no Brasil e no mundo, como ele conquistou a liberdade financeira pra poder se dedicar em tempo integral a esse trabalho e o que isso quer dizer na prática sem romantismo, e como foram os primeiros passos das conversas com os moradores de Quatinga Velho quando eles estavam começando o projeto de renda básica.

Pra quem quiser saber mais sobre o Instituto ReCivitas e projeto em Quatinga Velho, o site deles é recivitas.org, onde você pode baixar de graça os livros e artigos publicados pelo Marcus e também apoiar o projeto para que ele continue sendo essa referência mundial e chegue a cada vez mais pessoas.

Por último, convidamos você também a dar o seu feedback e falar com a gente no twitter, no github e na internet afora. É só entrar no garantida.dev que lá tem todos os links que você precisa. Repetindo, garantida.dev.

Vamo lá então: com vocês, Marcus Brancaglione! :D

---

Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/garantida/message

Show More
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Episode Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
,

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features