Podchaser Logo
Home
Caminhos Para Além do Medo

Caminhos Para Além do Medo

Released Saturday, 13th April 2019
Good episode? Give it some love!
Caminhos Para Além do Medo

Caminhos Para Além do Medo

Caminhos Para Além do Medo

Caminhos Para Além do Medo

Saturday, 13th April 2019
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

Não estamos bem e precisamos falar sobre isso. Alguma coisa se quebrou, a gente não sabe muito bem nem quando nem onde, mas a visão de segurança do brasileiro virou um arremedo entre o medo indiscriminado e a fetichização/glamourização da violência.

No último domingo essa violência assolou nossas vidas com o assassinato do músico Evaldo dos Santos Rosa, que ia com a família para um chá de bebê no bairro de Guadalupe, no Rio de Janeiro. O carro ocupado por dois homens, uma mulher, uma adolescente e uma criança, todos negros, foi alvejado com 80 tiros – 80 TIROS – de fuzil.

E quem atirou? Oficiais do Exército. A Força que deveria nos proteger cometeu um erro, um não, 80 erros, contra uma família.

Quando alguém dispara oitenta vezes contra outra pessoa e essa pessoa tem a cor da pele certa, não dá pra não sentir que alguma coisa importante quebrou e não sabemos nem quando nem onde.

Da onde vem esse ódio? O que ele constrói? Alguém pode se sentir seguro em uma comunidade construída ao redor de tanto ressentimento, de tanta desconfiança, de tanta raiva?

Nosso convite essa semana é para que você faça uma reflexão: Você se senta seguro? Como seria esse lugar do viver sem medo que você aspira? Nessa sua visão, como é a experiência de um homem negro circulando em bairros nobres? E uma mulher, transita pela cidade com confiança? Existe diferença no sonho de segurança de uma criança de um bairro violento em Fortaleza e uma criança em um bairro na zona oeste de São Paulo?

Nosso objetivo com esse programa é tirar o debate da lacração das redes sociais. Dos memes. Das fake news do whatsapp. Tirar das respostas superficiais dos debates na televisão. De coração e mente abertos, vamos pensar sobre segurança, nos aproximando de diferentes abordagens com a curiosidade que nos permite a premissa de que o interlocutor é inteligente e bem intencionado.

Para isso, contamos com as participações especiais de Betina, Lumiá, Márcio Black, Edilene, Leandro Piquet Carneiro, Padre Julio Lancelotti, Débora, Renato Sérgio Lima, Bruno Paes Manso, Ivan Sou da Paz, João Sette Whitaker, Luiz Eduardo Soares,

Vem com a gente e dá o play neste Mamilos!

========

BRADESCO É O PATROCINADOR OFICIAL DA EXPOSIÇÃO “ERNESTO NETO: SOPRO”

O Bradesco é o patrocinador da exposição “Ernesto Neto: Sopro”, que fica em cartaz até julho na Pinacoteca de São Paulo. São 60 obras que fazem uma retrospectiva da carreira de quase 40 anos do artista brasileiro.

Se você não é de São Paulo e não vai ter o privilégio de ver a exposição na Pina, o Bradesco dá uma mãozinha: você pode ver um pouco da exposição nas redes sociais, e conhecer melhor o artista através da entrevista da queridíssima Vivi do canal Vivieuvi – corre lá no YouTube!

Para ter mais Informações sobre a exposição é só acessar o site da Pinacoteca.

========

FALE CONOSCO

. Email: [email protected]

. Facebook: aqui

. Twitter: aqui

========

CONTRIBUA COM O MAMILOS

Quem apoia o Mamilos ajuda a manter o podcast no ar e ainda recebe toda semana um apanhado das notícias mais quentes do jeito que só o Mamilos sabe fazer. É só R$9,90 por mês! Corre ler, quem assina tá recomendando pra todo mundo.

https://www.catarse.me/mamilos

========

EQUIPE MAMILOS

Edição – Caio Corraini

Produção – Nayara Cristina e Ricardo Terto

Apoio a pauta – Jaqueline Costa e grande elenco

Publicação – Pedro Strazza

========

CAPA

A capa dessa semana é de autoria de Marianna Schmidt.

========

FAROL ACESO

Ju: Filme “Lionheart”.

Show More

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features