Podchaser Logo
Home
026 - gordofobia: a opressão que "pode"

026 - gordofobia: a opressão que "pode"

Released Monday, 10th August 2020
Good episode? Give it some love!
026 - gordofobia: a opressão que "pode"

026 - gordofobia: a opressão que "pode"

026 - gordofobia: a opressão que "pode"

026 - gordofobia: a opressão que "pode"

Monday, 10th August 2020
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

Há algumas semanas, a Paolla Carosela foi supostamente “cancelada por falar mal de alimentos superprocessados”. Como frequentemente é o caso na internet, a história não foi bem assim: a polêmica surgiu em uma discussão no Twitter entre Paolla e uma nutricionista, a Fernanda Imamura, onde a profissional da saúde apontou que o discurso da Paolla - que disse que “superprocessados causam a obesidade” - contribuía para um processo de estigmatização da obesidade que, em última análise, era nocivo para a saúde e para a vida das pessoas gordas. Paolla estava sendo gordofóbica em seu discurso.

Pois bem: a questão da Paolla não é o cerne da discussão. A chef de cozinha pediu desculpas depois, e explicou que ela quis dizer que alimentos processados nos adoecem, e que entendeu que era um problema traçar a correlação entre “ser doente” e “ser gordo/obeso”. A questão é que o suposto “cancelamento” da Paolla trouxe à tona uma enxurrada de desinformação, discurso de ódio e ridicularização contra pessoas gordas, por parte de todo tipo de gente - à direita e, talvez principalmente, à esquerda.

E a questão é: poucos gordos falam sobre isso. Poucos têm a coragem de colocar a cara e denunciar uma mentalidade tão arraigada e aceita. Eu mesmo nunca tinha produzido um conteúdo sobre o assunto, porque eu sabia bem que o desgaste que eu sofreria depois com os ataques talvez não valeria a pena. Mas talvez tá na hora de mudar isso: eu, Tavos Silva, chutei o Léo e a Clara pra fora e chamei 3 convidados muito especiais - A Virgínia, mais conhecida como Mulher Tamarindo, o Caio Gomes, do canal Físico Turista, e o Erick Cuzziol, da página Nutricionista Gordo; talvez esteja na hora de você, pessoa magra, escutar a gente, gordos, de diferentes áreas, vivências e experiências, pra gente poder tentar construir um diálogo. Esse não é um episódio sobre a Paolla Carosela - é um episódio sobre Gordofobia: a “opressão que pode”. 

 

 --- 

 Conheça os nossos convidados:

 Virgínia: https://twitter.com/MulherTamarindo https://instagram.com/mulhertamarinda www.alquimistashop.com 

 Erick: https://twitter.com/erickcuzziol https://instagram.com/nutricionistagordo www.nutricionistagordo.com Caio: https://twitter.com/caiocgomes https://instagram.com/mr_caiogomes https://www.youtube.com/c/OF%C3%ADsicoTurista 

 

 ----

 Nosso canal: https://www.youtube.com/mimimidias 

 Redes sociais do mimimidias: https://twitter.com/mimimidias/ https://instagram.com/canalmimimidias/ https://www.facebook.com/canalmimimidias/ 

 Vem falar com a gente:  https://twitter.com/claramatheus   https://twitter.com/leo_bos  https://twitter.com/tavosmm  

Show More
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Episode Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
,

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features