Podchaser Logo
Home
PAPO MEL - Domingo, 24 de maio de 2020

PAPO MEL - Domingo, 24 de maio de 2020

Released Sunday, 24th May 2020
Good episode? Give it some love!
PAPO MEL - Domingo, 24 de maio de 2020

PAPO MEL - Domingo, 24 de maio de 2020

PAPO MEL - Domingo, 24 de maio de 2020

PAPO MEL - Domingo, 24 de maio de 2020

Sunday, 24th May 2020
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

Olá meu povo! Me chamo Shirley Almeida, colaboro na Secretaria Ecumênica animada por Marcelo Barros; é uma alegria estar aqui para partilhar um pouco do que o Evangelho nos toca. Hoje lemos Mateus 28:16-20 - é uma leitura curtinha, mas com muita coisa a nos dizer. Então, tentando perceber o que Ele diz, move e onde percebo sua encarnação no meu cotidiano, partilho com vocês; mas sempre levando em consideração que o Espírito inspira a cada um(a) de maneiras diferentes. Sendo assim, é sempre importante perceber a partilha do outro(a) e o que o Espírito nos diz pessoalmente.

Esse Evangelho me remete diretamente ao sábado de Aleluia, quando Jesus aparece às mulheres que o procuravam no túmulo, dizendo que avisem aos Seus discípulos que Ele estaria esperando na Galiléia. Na homilia da Vigília Pascal, o Papa Francisco nos chama atenção para o motivo pelo qual Jesus os chama para a Galiléia; gostaria de repetir aqui os três pontos fundamentais. • Primeiro, a Galiléia como o lugar do cotidiano: do trabalho, da família, da vida diária.• Depois, a Galileia dos gentios, dos povos de diferentes culturas e com diferentes cultos. O Papa nos questiona sobre esse ponto, respondendo “que o anúncio da esperança não deve ficar confinado nos recintos sagrados, mas deve ser levado a todos e todas.” E por fim, diz o Papa, a Galiléia é o lugar de “lembrar-se de ter sido amado e chamado por Deus”.

Nessa perspectiva, partimos para o texto de hoje. Os discípulos chegaram nesse lugar, a Galiléia; ou seja, estão com os pés na sua realidade, com o coração ardente da memória do amor, com os olhos abertos para acolher o diferente e a mãos prontas para servir. Por isso que Jesus os envia.

São três pontos fundamentais da pedagogia de Jesus que o Papa nos relembra. O primeiro, tomar consciência da nossa realidade, do chão que a gente pisa, da nossa vida, da nossa história, da nossa comunidade; segundo, que a Boa Nova tem de ser anunciada a todas e todos, pois é na diversidade que Deus se manifesta e precisamos estar para anunciar e para acolher; o terceiro está no amor, o afeto que envolve tudo isso. Um afeto tão grande, tão profundo, tão personalizado... que faz com que a gente estabeleça esse compromisso. Por isso nossa Galiléia é marcante, pois é o lugar do chamado e da resposta, do sim ao seguimento de Jesus. Aos que ainda duvidam, Cristo fala com altivez da sua autoridade e a transfere para o chamado de fazer outros(as) discípulos(as). Pede que observem pela propriedade de Jesus, uma lente não só para o olhar, mas de viver a realidade, acolhê-la, ter misericórdia, pôr-se de pé para que a partir daí aconteça a transformação - para que haja o novo. Essas atitudes provocam medo naturalmente; então novamente, traz a confiança, agora não pela autoridade, mas por se fazer próximo ao dizer: “eu estarei com vocês todos os dias”.

Então meus irmãos e minhas irmãs, nessa leitura há elementos importantes para aprendermos. Jesus nos ensina a agir a partir de processos. Não há imposição, mas passos que pouco a pouco Ele vai dando para chegar até seu propósito. É nessa pedagogia do afeto, tendo consciência da realidade, da diversidade e do chamado ao serviço que somos enviados nesse tempo difícil; período de pandemia e de missão. Nós estamos nas nossas galiléias: “Este é _(nos diz Papa Francisco)_ o ponto de onde recomeçar sempre, sobretudo nas crises, nos tempos de provação.” É partir delas que se inicia o anúncio, que somos enviadas para a missão local, para as periferias “geográficas e existenciais. Fica, então, os apelos desse evangelho: Onde é a nossa Galileia? Quais passos ainda não dei no processo da Pedagogia de Jesus e para onde e de que forma sou enviada a me comprometer, a anunciar a Boa Nova?

Show More

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features