Podchaser Logo
Home
#33 - Geografia da Fome

#33 - Geografia da Fome

Released Wednesday, 26th October 2022
Good episode? Give it some love!
#33 - Geografia da Fome

#33 - Geografia da Fome

#33 - Geografia da Fome

#33 - Geografia da Fome

Wednesday, 26th October 2022
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

Divulgado em junho de 2022, o segundo Inquérito Nacional Sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 mostra que 33 milhões de brasileiros passam fome no Brasil, 31 milhões de pessoas estão em insegurança alimentar moderada e 59 milhões de pessoas em insegurança alimentar leve, totalizando 125 milhões de pessoas. Isso significa dizer que apenas 4 entre 10 famílias do país têm acesso à alimentação plena. 60% do Brasil se encontra em algum lugar da escala da fome. Mas como a fome pode ser explicada como fenômeno social?
Em 1946, o médico e geógrafo Josué de Castro escreveu a obra que revolucionou o olhar sobre esta questão. GEOGRAFIA DA FOME, um livro pioneiro, mostrou como a falta de acesso a alimentação está diretamente ligada ao acesso a outros direitos, como o de moradia e o de salário justo, chegando à conclusão de que a fome não é um evento natural, mas uma escolha política. Na última quarta-feira antes do segundo turno das eleições, o Quarta Capa convida o jornalista João Peres, um dos fundadores do projeto "O Joio e o Trigo", a nutricionista e pesquisadora Ana Paula Bortoletto e a professora, pesquisadora e Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome entre 2011 e 2016, Tereza Campello, para falar sobre a urgência e atualidade dos problemas apontados por Josué de Castro para o Brasil de 2022, marcado pela precarização do trabalho, a degradação ambiental e o desmonte de políticas públicas e de direitos trabalhistas.


Conheça mais sobre GEOGRAFIA DA FOME:
https://todavialivros.com.br/livros/geografia-da-fome

E Siga o Quarta Capa no seu tocador favorito para receber automaticamente novos episódios.

===

Produção: Nathália Bergocce e Ricardo Terto
Narração: Leandro Sarmatz /
Apoio de entrevista: Mario Frugiuele /
Roteiro e Edição de som: Ricardo Terto /
Arte: Mariana Neves


Este programa usou áudios de TV Globo, Band News, TV Brasil, CNN Brasil e do documentário Josué de Castro - Cidadão do Mundo.

Show More

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features