Podchaser Logo
Home
Pílula (In)Formativa - Jogos Cooperativos

Pílula (In)Formativa - Jogos Cooperativos

BonusReleased Wednesday, 18th September 2019
Good episode? Give it some love!
Pílula (In)Formativa - Jogos Cooperativos

Pílula (In)Formativa - Jogos Cooperativos

Pílula (In)Formativa - Jogos Cooperativos

Pílula (In)Formativa - Jogos Cooperativos

BonusWednesday, 18th September 2019
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

São jogos que facilitam a aproximação e a aceitação e onde a ajuda entre os membros da equipe torna-se essencial para se alcançar o objetivo final.

Para iniciar a conversa sobre origem dos Jogos Cooperativos, temos que voltar a milhares de anos atrás, quando membros de comunidades tribais se reuniam ao redor da fogueira para celebrar a vida. De lá para cá; muitas outras iniciativas foram feitas em direção à construção de propostas que nos levassem à convivência harmoniosa. Nos anos 50 acontece o que chamamos de embrião dos Jogos Cooperativos, quando Ted Lentz, publica aquele que foi o precursor dos livros sobre Jogos Cooperativos, intitulado “Para Todos: Manual de novos Jogos Cooperativos”, tendo como co-autora Ruth Cornelius, também uma educadora que sonhava com um mundo melhor.

Terry Orlick, canadense, doutor em psicologia, docente e pesquisador da Universidade de Otawa, é a mais importante referência quando o assunto é jogos cooperativos. Muito do que se sabe hoje sobre Jogos Cooperativos deve-se a seu trabalho inovador. O seu trabalho é baseado na sociologia aplicada à Educação. Publicou em 1978, o livro intitulado “Winning through cooperation”,2 que aqui no Brasil teve o título “Vencendo a competição”. Este serve de inspiração para muitas pesquisas sobre o tema.

No Brasil, Brotto introduziu os jogos cooperativos e criou junto com Gisela Sartori Franco, sua esposa em 1992, o Projeto cooperação – comunidade de serviços, dedicada à difusão dos jogos cooperativos e da ética da cooperação, por meio de oficinas, palestras, eventos, publicações e produção de materiais didáticos, tendo publicado em 1995, um livro que é o pioneiro na história dos jogos cooperativos no Brasil, “jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar”.

Vamos agora a falar das várias formas de se jogar, fazendo comparações para entender e clarear a nossa compreensão e não para falar que uma forma é boa e a outra ruim, pois só conhecendo as várias maneiras de se ver uma situação é que podemos decidir entre uma ou outra.

Mas o que são jogos cooperativos? O Autor, professor e recreador Cristiano dos Santos1

INSERÇÃO DO ÁUDIO

Definir jogo31 não é tão simples como parece, pois ao longo dos anos, com a contribuição de vários pesquisadores o conceito sofreu diversas adaptações. Huizinga (2007) autor da obra Homo Ludens, escrita na década de 30 do último século e referência para autores que desenvolvem suas pesquisas em lazer, o definiu como:

“...uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da ― vida quotidiana‖ (p. 33).”

....

Trechos e informações extraídos dos artigos e sites:

Jogos cooperativos “Se competir é importante, cooperar é essencial” da secretaria de educação Departamento Pedagógico de Santos

Os jogos cooperativos e os processos de interação social - Igor Barbarioli Muniz

Universidade federal do espírito santo centro de educação física e desportos programa de pós-graduação em educação física

Agradecimentos:

Cristiano dos Santos



Show More
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Episode Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
,

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features