Podchaser Logo
Home
SMJ #19 - Direito e Cristianismo

SMJ #19 - Direito e Cristianismo

Released Monday, 20th June 2016
Good episode? Give it some love!
SMJ #19 - Direito e Cristianismo

SMJ #19 - Direito e Cristianismo

SMJ #19 - Direito e Cristianismo

SMJ #19 - Direito e Cristianismo

Monday, 20th June 2016
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

SMJ #19 – Direito e CristianismoIndependentemente de sua fé, todo ocidental é culturalmente um pouco cristão. Na verdade, o ocidente tem como um de seus pilares fundadores o próprio cristianismo – ao lado do direito romano e da filosofia grega. Compreender o impacto destas ideias e práticas religiosas é fundamental para desvelar o funcionamento interno de nossa cultura, de nossas instituições e também de nosso direito.A cultura judaico-cristã e cristã especificamente está recheada de passagens que se relacionam com o direito. Desde os 10 mandamentos nos livros mosaicos até o direito canônico sistematizado por Ivo de Chartres e Graciano, o cristianismo foi, de acordo com alguns historiadores do direito, a primeira religião a utilizar o pensamento jurídico desenvolvido em Roma para fundamentar sua própria estrutura eclesiástica e organizar rituais e sacramentos.Este caráter de fundador do ocidente trouxe também muitas consequências adversas, como a difícil separação entre Estado e Religião ainda hoje.Para entender o quanto nosso pensamento deve e depende do cristianismo, bem como de que maneira é possível superar essa tradição, contamos com a presença do estreante Michael Dionísio de Souza* e de Frank Reche Maciel**.

Confira!

=========Indicado no programa:Livros:“Mitologias jurídicas da modernidade” de Paolo Grossi“Os dois corpos do rei” de Ernest Kantorowicz“Direito e Revolução” de Harold Berman“Mímesis” de Erich Auerbach“História das crenças e das ideias religiosas” de Mircea Eliade“A bolsa e a vida” de Jacques Le Goff“As raízes medievais da europa” de Jacques Le Goff=========

Comentários, sugestões, críticas: [email protected]: @SMJPodcastFacebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/Instagram: @salvomelhorjuizoAssine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizoCompartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!

*Michael Dionísio de Souza é advogado público e privado. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná, é pesquisador há vários anos da história do Direito Canônico e das relações entre Estado e Igreja Católica na história brasileira.**Frank Reche Maciel é advogado criminalista. Mestre e doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná, pesquisa direito penal e direito processual penal a partir das lentes da economia e da filosofia política.

Show More
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Episode Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
,

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features