Podchaser Logo
Home
SMJ #36 - Famílias do século XXI

SMJ #36 - Famílias do século XXI

Released Monday, 21st November 2016
Good episode? Give it some love!
SMJ #36 - Famílias do século XXI

SMJ #36 - Famílias do século XXI

SMJ #36 - Famílias do século XXI

SMJ #36 - Famílias do século XXI

Monday, 21st November 2016
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

O Direito de Família é um dos ramos mais sensíveis às mudanças sociais e alterações culturais. Com uma longa história, o conceito de família foi se modificando radicalmente pelos séculos e o pensamento jurídico acompanhou essa dinâmica através de alterações conceituais e epistemológicas.

Contemporaneamente, o princípio da afetividade é um marco interpretativo bastante relevante para o conceito de família em uma época em que apenas a consanguinidade e a hereditariedade não mais bastam. Com essa alteração, é possível hoje encontrar decisões judiciais que falam em multiparentalidade e formas familiares diversas.

Com o objetivo de entender a dinâmica dessa alteração, o Salvo Melhor Juízo trouxe a sua bancada dois estreantes especialistas no tema: André Carias* e Ricardo Calderon**.

Ouça já!

=========Indicado no programa:Livros:Princípio da afetividade no direito de família – Ricardo CalderonCuidado e Afetividade – Tania da Silva Pereira (org.)Comunicação Não-Violenta – Marshall RosenbegOficina de Parentalidade Online – http://bit.ly/1RyGW46 Intermitências da Vida – Luiz Edson FachinRelatório da American Historical Association - http://bit.ly/2fxLzjh Filmes e Curtas:Canoa Quebrada (2013)OrigensPequenos Segredos (2016)Séries:Amores LivresSegredos de JustiçaModern Family=========Comentários, sugestões, críticas: [email protected]: @SMJPodcastFacebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/Instagram: @salvomelhorjuizoAssine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizoCompartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br

*André Carias é Juiz de Direito atuante no Núcleo de Conciliação das Varas de Família e Sucessão em Curitiba/PR. Faz mestrado em Direito na Universidade Federal do Paraná e é integrante da direção do Projeto Ser Social mantido pela AMAPAR.**Ricardo Calderon é advogado e professor especialista em Direito de Família. Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná, é autor do livro de referência “Princípio da afetividade no direito de família”, editado pela RENOVAR. Foi o representante do IBDFAM no Supremo Tribunal Federal no julgamento sobre Multiparentalidade.

Show More
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Episode Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
,

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features