Podchaser Logo
Home
SMJ #57 - Mulheres na História do Direito

SMJ #57 - Mulheres na História do Direito

Released Monday, 30th October 2017
Good episode? Give it some love!
SMJ #57 - Mulheres na História do Direito

SMJ #57 - Mulheres na História do Direito

SMJ #57 - Mulheres na História do Direito

SMJ #57 - Mulheres na História do Direito

Monday, 30th October 2017
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

SMJ #57 – Mulheres na História do Direito

A trajetória das mulheres ao longo dos últimos dois séculos no Brasil foi marcada por diferentes categorias e institutos jurídicos. Noções como capacidade relativa, honra e dever conjugal foram usadas para manter a mulher em posição inferior, limitada em sua esfera de liberdade. Por outro lado, para subverter essa ordem, essas e outras categorias foram superadas ou ressignificadas.

As mulheres fizeram uso de diferentes estratégias, dentro e fora dos tribunais, para conquistar mais espaço na esfera pública. Basta observar a crescente presença feminina desde o século XIX nas relações comerciais, no mundo do trabalho, no esforço de guerra e na vida política e eleitoral do país. Mais do que elementos passivos dessa história, várias personagens foram protagonistas no processo de conquista de direitos.

Considerando que o tema das mulheres e a temática de gênero revelam relações de poder em uma sociedade e que, portanto, são fundamentais para compreender a história do direito no Brasil, o Salvo Melhor Juízo dessa semana trouxe para sua bancada um trio de historiadoras do direito especialistas no tema: Laila Maia Galvão*, Mariana Armond Dias Paes** e Sueann Caulfield***.

Ouça já!

=========Indicado no programa:Livros e textos:Cotidiano e Poder – Maria Odila da SilvaEm defesa da honra – Sueann CaulfieldGender and Sexuality in Brazil – Sueann Caulfield - http://bit.ly/2zhcWM4 Resistência Feminina no Brasil oitocentista - Isabela AmaralVoto feminino e feminismo – Diva Nolf NazárioEducadores do Brasil, coletânea do MEC - http://bit.ly/2ifjHDl Do Cabaré ao Lar – Margareth RagoTwitter e redes de pesquisa: @WomenHistLawCientistas Feministas – www.cientistasfeministas.com.br Podcast:Ponto G=========Comentários, sugestões, críticas: [email protected]: @SMJPodcastFacebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/Instagram: @salvomelhorjuizoAssine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizoCompartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br Acesse o PADRIM do SMJ e contribua: www.padrim.com.br/salvomelhorjuizo=========Publicidade:- YouDO buscando entregar uma maneira melhor e mais barata de trabalho para profissionais lançará o YouDO Coworking em janeiro de 2018.- Um espaço onde você terá TUDO, sala de reunião, mesa de trabalho, recepcionista, espaço gourmet, segurança tudo a partir de R$850.- Os serviços serão sob demanda, uma inovação seguindo o mercado internacional.- Para parceria com ouvintes do Salvo Melhor Juízo irão dar 1 mês grátis pros 15 primeiros que se inscreverem na página youdo.net.br/salvomelhorjuizo========

*Laila Maia Galvão é professora de direito no Instituto Federal do Paraná. Mestra em Direito pela UFSC e doutora em Direito pela UnB, pesquisa História do Direito no Brasil republicano.**Mariana Armond Dias Paes é doutoranda em Direito pela Universidade de São Paulo e pelo Instituto Max Planck para História do Direito Europeu em Frankfurt. Pesquisa atualmente história da propriedade no século XIX.***Sueann Caulfield é professora de História na Universidade de Michigan (EUA). Pesquisa história do gênero e do cotidiano no Brasil. Autora do livro “Em defesa da honra: moralidade, modernidade e nação no Rio de Janeiro, 1918-1940”.

Show More
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Episode Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
,

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features