Podchaser Logo
Home
SMJ #66 - ONU

SMJ #66 - ONU

Released Monday, 30th April 2018
Good episode? Give it some love!
SMJ #66 - ONU

SMJ #66 - ONU

SMJ #66 - ONU

SMJ #66 - ONU

Monday, 30th April 2018
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

SMJ #66 – ONU

A Organização das Nações Unidas é a entidade mais importante do mundo no campo dos concertos internacionais. Com vários órgãos internos, competências e atuações a ONU sucedeu a antiga Liga das Nações, que sofreu desde sua criação com um problema de ineficácia e descrédito. Logo após a segunda guerra mundial, fruto de um contexto bipolar e com objetivos de evitar conflitos internacionais, a ONU é criada tendo o Brasil o costumeiro papel de sempre abrir as Assembleias Gerais, papel esse assumido desde seu primeiro presidente, o brasileiro Oswaldo Aranha.

Hoje, temas de geopolítica e segurança internacional passam por espaços decisórios da ONU como o Conselho de Segurança que sofre, desde 2003 e a invasão do Iraque, com uma forte crise de representatividade e enforcement de suas decisões.

Para compreender essas questões o Salvo Melhor Juízo dessa quinzena trouxe pra sua bancada três especialistas em política internacional e direito internacional: Filipe Nobre Figueiredo* e Gustavo Godes Blum** e Priscila Caneparo***.

Ouça já!=========Indicado no programa:Livros:História da Paz – Demétrio MagnoliHistória da Guerra – Demétrio MagnoliColeção em poucas palavras da FUNAGA invenção dos direitos humanos – Lynn HuntA difícil democracia – Boaventura de Sousa SantosTeoria Geral do Direito e do Estado – Hans KelsenCrítica e Crise – Reinhart KoselleckOrdem Mundial – Henry KissingerCrítica da Razão Negra – Achille MbembeO Problema Mundial – Alberto TorresA caminho da paz – Alberto TorresDerecho Global – Bartolomé ClaveroFilmes:Terra de Ninguém (2001)Podcast:Xadrez Verbal=========

Comentários, sugestões, críticas: [email protected]: @SMJPodcastFacebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/Instagram: @salvomelhorjuizoAssine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizoCompartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br Acesse o PADRIM do SMJ e contribua: www.padrim.com.br/salvomelhorjuizo========

*Filipe Nobre Figueiredo é historiador, colunista, youtuber, podcaster e professor. Criou e apresenta o podcast de política internacional Xadrez Verbal e apresenta o programa Nerdologia de divulgação científica no campo da História no YouTube.**Gustavo Godes Blum é professor universitário de Relações Internacionais. Mestre em Geografia pela UFPR, estuda especialmente geopolítica, segurança internacional e redes de poder.***Priscila Caneparo é professora universitária de Direito Internacional Público, Direitos Humanos e Ecopolítica Internacional. É mestra e doutora em Direito Internacional pela PUC/SP e membro da Comissão de Direito Internacional da OAB/PR.

Show More
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Episode Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
,

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features