Podchaser Logo
Home
SMJ #88 - República de Weimar

SMJ #88 - República de Weimar

Released Monday, 2nd September 2019
Good episode? Give it some love!
SMJ #88 - República de Weimar

SMJ #88 - República de Weimar

SMJ #88 - República de Weimar

SMJ #88 - República de Weimar

Monday, 2nd September 2019
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

SMJ #88 – República de Weimar

O ano de 2019 marca o centenário da experiência da República de Weimar (1919-1933) na Alemanha. Um período de forte polarização política, tensões sociais, mudanças tecnológicas e o berço da Constituição de Weimar, um dos documentos mais influentes na tradição do direito europeu continental e latina do direito.

Compreender qual foi o papel de juristas e do pensamento jurídico em um período turbulento que resultou na ascensão do nazismo ao poder é tarefa fundamental a todos que se preocupam com a relação entre direito e democracia.

Para tratar desse tema o SMJ contou com a volta de três veteranos: Andrew Traumann*, Fernando Nagib** e Lívia Sudare***.

Não perca!

=========Indicado no programa:A Revolução Alemã – Isabel LoureiroA política dos juristas – Carlos Miguel HerreraExperiência e pobreza – Walter BenjaminSom e fumaça – Lívia SudareFilme, série e jogo:Metrópolis (1927)O ovo da serpente (1977)Babylon Berlin (2017)Battlefield 1==========Comentários, sugestões, críticas: [email protected]: @SMJPodcastFacebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/Instagram: @salvomelhorjuizoAssine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizoCompartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br Acesse o PADRIM do SMJ e contribua: www.padrim.com.br/salvomelhorjuizo========

*Andrew Traumann é historiador e professor de história das relações internacionais no UNICURITIBA. Mestre e doutor em História, estuda as relações entre o oriente médio e o Brasil e, mais recentemente, vem estudo a história da América Latina.**Fernando Nagib é professor de direito romano da UFPR. Mestre e doutor em História do Direito, pesquisa especialmente a história do direito público no Brasil.***Lívia Sudare é mestra e doutora em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Possui graduação em Artes Cênicas e Direito. Pesquisa História do Teatro, enfocando especialmente o teatro de revista e o teatro em regimes autoritários.

Show More
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Episode Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
,

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features