Hoje Sim

A weekly Sports podcast
Good podcast? Give it some love!

Episodes of Hoje Sim

Mark All
Search Episodes...
O assessor de imprensa é "uma barreira" entre a imprensa, os jogadores e o público? No episódio, Cleber Machado recebe Erich Onida, assessor de imprensa da SMG, que cuida de atletas e treinadores dentro e fora do Brasil, Juca Pacheco, que por mais de duas décadas foi assessor do São Paulo, e Nadja Mauad, repórter da Globo em Curitiba. Afinal, qual a função das assessorias de imprensa? O repórter precisa 'driblar' os assessores? Como é essa relação e quais foram as grandes mudanças ao longo do tempo?
Ex-goleiro e voz ativa quando atleta, Fernando Prass é o convidado de Cleber Machado para um papo que vai muito além do campo, um debate sobre a falta de discussões e diálogos construtivos no futebol brasileiro. Aposentado e hoje revezando tarefas domésticas, atividades físicas e uma graduação em administração, Prass revela que quer voltar ao futebol, mas não dentro de campo. E claro, o herói do título do Palmeiras na Copa do Brasil de 2015 relembra a histórica conquista eternizada na frase narrada por Cleber: "Se o Prass fizer o Palmeiras é campeão".
Em seu podcast, Cleber Machado recebe Lédio Carmona e Petkovic para um divertido debate: quem são os melhores jogadores do mundo? Fosse você um bilionário dono de um clube de futebol, quais seriam os 11 que formariam seu time titular? Além disso, pensando nas grandes seleções, em que nível está a nossa? Qual seria a escalação ideal para a seleção brasileira hoje? O papo também conta com pitacos de ouvintes e dos comentaristas Carlos Eduardo Lino, Grafite e Sérgio Xavier Filho.
No episódio, Cleber Machado recebe um timaço de convidados para falar sobre transmissões esportivas na televisão. O narrador Everaldo Marques, o comentarista Júnior e o repórter Marco Aurélio Souza contam os bastidores de como funcionam os eventos ao vivo: como é e quais as diferenças de narrar diferentes esportes? Qual a função e a importância de um comentarista? Quais as principais diferenças entre contar histórias em uma transmissão e em uma reportagem? Tudo isso e muito mais! (Siga @ge_hojesim no Twitter)
Em edição especial que marca o centésimo episódio de seu podcast, Cleber Machado recebe Galvão Bueno e Luis Roberto para uma conversa sobre as décadas em que trio divide os microfones da TV Globo para "vender emoções". Vozes que narraram grande parte da história do nosso esporte e amigos de longa data, eles falam sobre a longevidade na função, relembram grandes momentos (e histórias) que viveram, revelam os "rituais" para transmitir uma partida e se divertem em uma resenha de alto nível!
No episódio, Cleber Machado recebe Bruno Alves, do São Paulo, e os ex-zagueiros Roque Junior e Juninho Fonseca para debater uma "polêmica" do nosso futebol: a saidinha de bola entre os defensores! De três gerações diferentes, eles expõe as diferentes visões sobre como começar a construir o jogo. Em atividade, Bruno fala sobre como são os treinamentos para sair jogando desde a defesa hoje e sobre as ideias de Fernando Diniz e Hernán Crespo, além de lembrar do começo de sua carreira... Em um clube do Roque Júnior!
No episódio de retorno de seu podcast, Cleber Machado recebe o médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis para um papo sobre a ciência, o futebol e a sociedade em meio à pandemia. É hora do futebol parar? Quais os riscos e como vamos ter que aprender a viver com o coronavírus? Neurocientista, Nicolelis fala também sobre como o cérebro de Pelé "vê" a bola como parte de seu próprio corpo e relembra o projeto do exoesqueleto que permitiu a um paraplégico dar o chute inicial para a Copa de 2014.
Cleber Machado recebe dois convidados especiais para falar sobre o vôlei e o futebol brasileiro masculino nas Olimpíadas de Tóquio. Tricampeão olímpico, José Roberto Guimarães, técnico da Seleção feminina de vôlei, relembra a conquista de seus ouros (1992, 2008 e 2012), fala sobre a evolução das meninas do Brasil ao longo dos anos e projeta a dura competição no Japão. André Hernan, repórter que cobriu de perto a classificação da seleção de futebol na Colômbia, fala sobre como a CBF vê o torneio e traz bastidores dos dilemas que cercarão a futura convocação de André Jardine.
A pouco menos de 150 das Olimpíadas, Cleber Machado recebe Rogério Sampaio, medalhista de ouro no judô em Barcelona/1992 e diretor geral do COB, para falar da preparação do Time Brasil. Como está a organização em meio a pandemia? Como chegam nossos atletas para o maior evento esportivo do mundo? Também no papo o jornalista Guilherme Costa, que destrincha as modalidades, faz o "termômetro olímpico" de quem são os favoritos na briga por medalhas e explica como a inclusão de Surf, Karatê e Skate podem valorizar o Brasil em Tóquio.
No episódio, Cleber Machado recebe os jornalistas Alexandre Praetzel e André Galindo para um papo sobre o "eixo Rio-SP" e a visão de dentro e de fora dele. Gaúcho, Praetzel relembra como era a cobertura da dupla Grenal e as diferenças entre Porto Alegre e a capital paulista. Pernambucano, Galindo traz a visão de quem veio do Nordeste para contar histórias na "cidade maravilhosa". Existe, de fato, um eixo? Ainda há o G12 de grandes clubes no Brasil?
No episódio, Cleber Machado recebe o jornalista Fábio Sormani e o técnico Geninho para falar sobre zebras e surpresas no futebol. Afinal, ainda há espaço para "zebras" hoje? Como as diferenças financeiras dificultam surpresas como as do começo do século, com São Caetano, Santo André, Paulista e outros? O Atlético-PR, de Geninho, foi surpreendente em 2001? Qual a maior zebra do futebol brasileiro?
Em episódio especial de seu podcast, Cleber Machado destrincha 5 temas escolhidos pelos ouvintes do programa sobre o futebol brasileiro: pontos corridos x mata-mata, com Carlos Cereto e Martín Fernandez, o papel da imprensa nas quedas de técnico e no imediatismo, com Alexandre Pássaro, diretor-executivo do Vasco, e Marcelo Barreto, a falta de técnicos brasileiros na Europa, a formação em categorias de base, com Osmar Loss, e uma reflexão final: evoluímos em algo após o 7 x 1?
No episódio, Cleber Machado recebe Lima, ídolo do Santos e eterno "Curinga da Vila", alcunha dada pela versatilidade para jogar (bem) em qualquer posição do campo, e Mauro Beting, jornalista que faz rádio, TV, internet, jornal, livro e... até se arrisca a narrar! No papo, uma conversa sobre "jogar em todas", seja nas posições em campo ou em várias mídias e plataformas. E claro, uma resenha sobre Palmeiras e Santos, os finalistas da Libertadores.
No episódio, Cleber Machado recebe Léo Lepri, Maurício Noriega e o argentino Andrés Burgo para falar sobre Libertadores, a obsessão do continente. Maiores campeões do torneio, com 25 taças, como os argentinos enxergam a competição? Por que o Independiente, "Rei de Copas", sucumbiu com o passar das décadas para River e Boca, os gigantes da Argentina? No Brasil, a mudança de patamar da Libertadores de um torneio "qualquer" para o grande objeto de desejo dos nossos clubes. Além disso, a histórica final brasileira entre Palmeiras e Santos no Maracanã.
No episódio, Cleber Machado recebe um time de convidados para falar sobre tática e qual a importância dela hoje e na história do futebol. André Kfouri, jornalista da ESPN Brasil e tradutor do livro Pirâmide Invertida, fala sobre a origem dos esquemas táticos e das suas variações ao longo das décadas. Paulo Roberto Falcão, ex-jogador e hoje treinador, fala sobre grandes equipes na história e da aplicação prática da tática no jogo. Alexandre Lozetti, comentarista da Globo, fala sobre os times de hoje e como eles tem variações e inovações. E Maurício Marques, coordenador da CBF Academy, fala sobre o que é ensinado e como são formados os nossos novos técnicos.
Em edição especial, Cleber Machado recebe um time de convidados para falar sobre o 2020, que já passou, e o 2021, que acaba de começar! Marco Antônio Rodrigues, o Bodão, e Manoel Flores, diretor de competições da CBF, falam sobre como a pandemia atingiu e atingirá o futebol e o nosso calendário. Rafael Lopes destaca os feitos de Hamilton na F1, e Marcos Luca Valentim fala sobre um ano histórico de manifestações sociais dentro e fora do esporte. Além disso, Fernando Kallas destrincha o turbulento ano de Messi e fala de Neymar, que aos olhos dos europeus começa a entrar no "patamar de melhor do mundo". Para fechar, Pedrinho faz um balanço do que podemos ver no futebol brasileiro em 2021!
No último episódio de 2020, Cleber Machado recebe os jornalistas Guga Chacra e Fernando Gabeira. De gerações diferentes, eles falam de suas visões sobre o futebol, o Brasil e como esses dois universos se misturam. Morando fora do país há mais de uma década, Guga fala sobre como acompanha o futebol, e especialmente o Palmeiras, clube de seu coração, pelos lugares por onde passou e compara o esporte brasileiro com o americano. Preso durante a ditadura militar, Gabeira lembra de como "adivinhava" os placares da Copa de 70 pelos gritos que ouvia na cela, e faz uma comparação de como a política no futebol (e no país) atrapalha o desenvolvimento de projetos, como no caso do Flamengo, clube que torce.
No episódio, Cleber Machado recebe o ex-jogador Paulo Baier e o empresário Giuseppe Dioguardi para falar sobre uma carreira de sucesso no futebol nacional. Por que é tão raro os nossos craques ficarem por aqui? Terceiro maior artilheiro da era dos pontos corridos, Paulo afirma nunca ter desejado sair do Brasil, e explica como construiu sua vitoriosa trajetória apenas nos nossos gramados. De outro lado, 'Pepe' conta os detalhes do mercado de transferências e explica como a difícil realidade acaba forçando e incentivando saídas precoces.
Em episódio mais que especial, Cleber Machado recebe o ator Tony Ramos. São-paulino, Tony relembra suas primeiras grandes emoções no futebol, com o São Paulo de 1957 dos ídolos Zizinho, Canhoteiro e Dino Sani, o choro (de alegria) com o gol de Pelé na Copa de 58, a tristeza com o 7 x 1 e fala do Tricolor de hoje. Tem de tudo, até o ator Tony Ramos virando o repórter de campo Tony Ramos!
No episódio, Cleber Machado recebe César Sampaio. Ex-camisa 5 da Seleção Brasileira e hoje auxiliar de Tite, ele conta suas histórias no futebol, fala sobre a posição que o consagrou, relembra o drama de Ronaldo na final da Copa do Mundo 1998, explica a nova função na carreira, agora como auxiliar-técnico, e compara o cargo e as funções a uma cozinha: "Tite é como um chef, ele faz a comida e a gente vai procurando os ingredientes (...) um ingrediente ruim pode estragar a comida toda". Além disso, uma homenagem a Diego Armando Maradona.
"O que você vai ser quando crescer"? Toda criança ouve essa pergunta. "O que você vai fazer quando parar"? Esse é o questionamento feito a todos atletas. Nenê, do Fluminense, já sabe. Hoje, Sim... ele responde e explica: quer ser treinador de futebol. No papo com Cleber Machado, o meia ex-PSG, Mônaco, Vasco, São Paulo e tantos outros clubes fala sobre a carreira, a trajetória de mais de 20 anos em campo e as mudanças nessas duas décadas, cita os aprendizados, os técnicos em que se inspira e projeta os próximos passos até trocar as chuteiras pelas pranchetas.
No episódio de seu podcast, Cleber Machado recebe o treinador Tiago Nunes. No papo, o técnico relembra a longa trajetória no futebol, as andanças "de galho em galho" até conseguir as oportunidades e o sucesso no Athletico, reavalia e analisa o trabalho no Corinthians e revela sondagens do Brasil e do mundo árabe para voltar a trabalhar, mas diz não se ver trabalhando em 2020. Realizando um sonho depois de 20 anos de futebol, Tiago não deixa dúvidas: "ser técnico não é bom, é muito bom". OUÇA e PARTICIPE das gravações através da @ge_hojesim no Twitter.
No episódio de seu podcast, Cleber Machado recebe Lédio Carmona e Milton Leite para fazer um balanço do que foi o primeiro turno do Brasileirão e para projetar o que pode e o que deve ser a segunda metade da competição. Afinal, os jogos bons ainda são exceção? Os técnicos estrangeiros dominaram a disputa? O que esperar de um dos campeonatos mais acirrados dos últimos anos? Tudo isso no @ge_hojesim!
Por onde andei. Quais os caminhos. Pra onde vou. No episódio de seu podcast, Cleber Machado recebe Sylvinho, ex-jogador de sucesso com passagens por Corinthians, Arsenal e Barcelona, ex-auxiliar de Corinthians, Internazionale de Milão e da Seleção Brasileira, e agora treinador de futebol! Quais os desafios de cada profissão? Como se constrói uma trajetória vencedora e como se molda um futuro de sucesso? Tudo isso e muito mais no @ge_hojesim! Siga e participe pelo Twitter!
No episódio, Cleber Machado recebe convidados para uma homenagem aos 80 anos do Rei e para tentar explicar o que é e o que representa Pelé. Dividido em três partes, o programa fala sobre o que ele foi em campo, com depoimentos de Pepe, Edu, Cláudio Adão e Rivelino, depois, o que foi a obra de Pelé e como ela foi retratada no cinema, com participações de Ernesto Rodrigues, diretor de "Pelé, um rei desconhecido", e do ator Fúlvio Stefanini, narrador de "Pelé Eterno", e, por fim, o que é o Rei do Futebol para quem não o viu, com o jornalista André Rizek. O programa traz também uma entrevista com Thierry Marchand, da revista France Football, que fala sobre a revisão histórica do Ballon d'Or que concedeu a Pelé sete Bolas de Ouro.
Rate Podcast

Share This Podcast

Recommendation sent

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Podcast Details

Created by
Globoesporte
Podcast Status
Active
Started
Apr 5th, 2019
Latest Episode
May 7th, 2021
Release Period
Weekly
Episodes
104
Avg. Episode Length
About 1 hour
Explicit
No
Order
Episodic
Language
Portuguese

Podcast Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
Are we missing an episode or update?
Use this to check the RSS feed immediately.