Doutor em história. Estudo nazistas no Brasil e outras coisas. Professor. Porteiro de gatos.
Saudações pessoas! Nessa edição do Viracasacas recebemos o professor de Relações Internacionais, apresentador do Petit Journal (Twitter @Petit_Journal_ ) e especialista em TRETAS GLOBAIS, Tanguy Baghdadi (Twitter @tbaghdadi ); também trazemos Amauri Gonzo (Twitter @amaurigonzo ), editor na Ponte Jornalismo e podcaster no A Fita (Twitter @afitapodcast ). Pois bem, nesse episódio discutimos o cenário que levou aos eventos do dia 06 de Janeiro de 2021, em Washington D.C., onde uma turba de trumpistas invadiu o Capitólio para tentar impedir a certificação de Joe Biden como presidente. Primeiro, analisamos os impactos desse acontecimento nos cenários nacional e internacional. Falamos também sobre como diversos grupos extrema-direita estavam presentes e como esses grupos estão relacionados com políticos do Partido Republicano. Num país profundamente marcado pela própria mitologia (e hipocrisia) sobre democracia e formação nacional Trump conseguiu sujar tudo de forma impressionante. O para onde a coisa vai a partir daqui? Trump finalmente cruzou o Rubicão? O Partido Republicano vai finalmente se livrar dele? Claro que não mas o Twitter, pelo menos por enquanto, se livrou.
Todo articulista de direita elogiou a série da HBO por supostamente mostrar os horrores do socialismo. Hoje, muitos dos mesmos articulistas aplaudem ou colaboram com os crimes cometidos pelos governos de direita das Américas durante a pandemia da COVID-19.
Saudações pessoas! O Viracasacas dessa semana traz um papo com a incrível Luciana Boiteux: professora doutora da UFRJ, pesquisadora na área do direito criminal, militante política e já candidata pelo PSOL-RJ (hoje como suplente de vereança), e, sobretudo, militante e entusiasta feminista (siga ela no Twitter @luboiteux ). E a conversa tem como pano de fundo a entrada em vigor da legislação argentina que prevê a descriminalização do aborto, a ampliação das possibilidades de escolha quanto ao tema pelas mulheres além de uma série de medidas protetivas incidentais e paralelas, tornando o país das hermanas um dos mais progressistas, avançados e humanos nesse quesito: o que foi a 'onda verde', como foi a movimentação política para alcançar a conquista, como essa onda pode pegar no Brasil e quais os desafios principais? Uma conversa repleta de alertas de entraves, mas cheia de esperança, como a união, a subjetividade vivenciada em conjunto e o senso de coletividade trazido pela força feminina argentina devem e conseguem ser. Solta o play e erga o punho!
FELIZ ANO NOVO, PESSOAS! O Vira entra em 2021 com a corda toda e traz um querido convidado de volta: Samir Salim Jr. (No Twitter: @samirsalimjr ) , jornalista, especialista em marketing político e também em tendências da tecnologia vem falar conosco sobre a "nova" política - ou nem tão nova assim. Quais os desafios das bancadas-novidade eleitas em 2020 na vereança? Quais as estratégias que precisam ser adotadas para a convivência com a estrutura (já, bem antiga). Até onde se pode ir, estrategicamente, em certas defesas de pautas? Qual o real papel de redes e plataformas como Twitch e Discord - e mesmo o YouTube e podcasts - nesse cenário? O que podemos, devemos e vamos (talvez) acabar fazendo, porque, sim 2022 já começou! CONHEÇA E SUBSCREVA : Salim Samir Jr. é sócio e editor da InterfacesNews, uma newsletter sobre tecnologia e comportamento que comenta novidades na área e panoramas que tangenciam o tema. Siga no Twitter ( @InterfacesNews ) e visite o site (http://interfaces.news )    
View 242 more appearances
Share Profile
Are you Felipe Abal? Verify and edit this page to your liking.

Share This Creator

Recommendation sent

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Creator Details

Location
Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brazil
Episode Count
246
Podcast Count
14
Total Airtime
2 weeks, 2 days
PCID
Podchaser Creator ID logo 151386