O planeta voltou a registrar recorde de novos casos em 24 horas nesta semana, com mais de meio milhão de novas infecções confirmadas. Nesse mesmo intervalo de 24 horas, foram mais de 7 mil mortes. E a Europa é, novamente, um dos epicentros da doença. Após registrarem novos recordes de 64 mil e 23 mil novos casos em um único dia, França e Alemanha retomaram o lockdown. Mas não são os únicos países que sofrem com a segunda onda. Itália, Reino Unido, Espanha e Irlanda também estão em alerta e voltaram a confinar suas populações. Os italianos, inclusive, foram às ruas protestar contra as novas medidas. Neste episódio, Monalisa Perrone conversa com a correspondente da CNN em Londres, Flávia Duarte, sobre como a população e os governantes europeus vem reagindo à nova onda de contágios e que outras medidas podem ser adotadas para frear o avanço da doença. Em seguida, um papo com a produtora de eventos brasileira Valeska Brinkmann, de Berlim, sobre as dificuldades de enfrentar a quarentena pela segunda vez.See omnystudio.com/listener for privacy information.
Pensar que a produção da vacina contra a Covid-19 envolve cientistas e laboratórios farmacêuticos numa corrida contra o tempo sem precedentes já parece algo bem complexo. Mas, no Brasil de 2020, a vacina que ainda nem existe também virou alvo de uma disputa política e jurídica. Uma discussão que já envolve os três poderes da República. Mas, afinal, tomar a vacina é um direito ou um dever? Que mecanismos legais existem para garantir a vacinação em massa da população? E quem tem o poder de decidir se a imunização será ou não compulsória? Neste episódio do E Tem Mais, Daniel Adjuto discute os aspectos legais e sanitários da politização do tema com o professor de direito constitucional da Fundação Getúlio Vargas, Wallace Corbo e com a Mônica Levi, pediatra e diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações.See omnystudio.com/listener for privacy information.
A Argentina vive a quarentena ininterrupta mais longa do mundo. Mas as medidas de isolamento, anunciadas logo nos primeiros casos confirmados, não conseguiram conter uma curva crescente de contágios pelo novo coronavírus. Após sete meses de restrições, o país é atualmente o sexto com o maior número de infecções no mundo, quase 30 mil mortes e enfrenta, além da crise sanitária, uma profunda crise econômica. Neste episódio, Monalisa Perrone conversa com o repórter Diego Rezende, de Buenos Aires, sobre o número crescente de casos e os efeitos daquela que já é chamada de "quareterna". Em seguida, um papo com o sanitarista Enio José Garcia, chefe do grupo que assessora o Ministério da Saúde argentino.See omnystudio.com/listener for privacy information.
De um lado, números estarrecedores retratam o atual cenário da violência no Brasil. Do outro, um número recorde de candidatos policiais e militares nas eleições municipais de 2020, usando a segurança como pauta eleitoral. No país em que um assassinato acontece a cada dez minutos e um estupro acontece a cada oito, o número de profissionais da segurança pública ocupando cargos nas diferentes esferas do governo triplicou na última década. O que acontece quando polícia e política se confundem? Neste episódio do E Tem Mais, Monalisa Perrone recebe o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FSB), Renato Sérgio de Lima, para responder a essas e outras perguntas a partir de dados divulgados no último Anuário Brasileiro de Segurança Pública.See omnystudio.com/listener for privacy information.
View 157 more appearances
Share Profile
Are you Monalisa Perrone? Verify and edit this page to your liking.

Followers

Share This Creator

Recommendation sent

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Creator Details

Episode Count
161
Podcast Count
1
Total Airtime
2 days, 14 hours
PCID
Podchaser Creator ID logo 717729