Podchaser Logo
Home
Conversa Capital

Antena1 - RTP

Conversa Capital

A weekly News and Politics podcast
 1 person rated this podcast
Conversa Capital

Antena1 - RTP

Conversa Capital

Episodes
Conversa Capital

Antena1 - RTP

Conversa Capital

A weekly News and Politics podcast
 1 person rated this podcast
Rate Podcast

Episodes of Conversa Capital

Mark All
Search Episodes...
A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados diz que se podia ter ido mais longe e que essa descida deve abranger também os 7º e 8º escalões. Paula Franco defende ainda a redução do IRC.
O setor automóvel poderá mais do que triplicar em Portugal, resultado da exploração de lítio em Boticas. Os dados são divulgados pelo Diretor Executivo (CEO) da empresa britânica Savannah Resources, Emanuel Proença.
Continua por explicar como foi feita a redução da dívida pública no final do mandato do anterior Governo, diz o economista João Moreira Rato no Conversa Capital.
Na hotelaria e na restauração continuam a faltar 40 mil trabalhadores e por isso há investimentos parados, à espera de abrir, há restaurantes a fechar ao fim de semana ou durante a semana e a situação vai "adensar-se".
O Secretário-Geral da UGT, Mário Mourão considera que é possível passar o salário mínimo dos 855 euros previstos para 2025 para os 890 euros e ultrapassar os 900 euros em 2026, com isenção de pagamento de IRS.
Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão de Acompanhamento do PRR, considera inaceitável, inconcebível e incompreensível que existam candidaturas ao PRR 200 dias à espera de resposta, após o fim do prazo do aviso.
O antigo ministro das Finanças diz que a situação vai tornar-se insustentável porque não há critério para as escolhas, "tudo é aprovado de forma descontrolada e isso a prazo vai minando as finanças publicas".
Há empresas envolvidas nos projetos das agendas mobilizadoras para o turismo do PRR com dificuldades de tesouraria porque o Estado não está a fazer os pagamentos devidos. É o que diz José Theotónio, CEO do Grupo Pestana.
Concursos na área das energias renováveis que foram suspensos pelo anterior executivo para as eólicas offshore e para os gases renováveis, hidrogénio verde e biometano. Defende Pedro Amaral Jorge, presidente da APREN.
O presidente da Associação Portuguesa de Bancos lembra que um país que tem uma dívida nunca tem excedente e ter um excedente também "não significa que estamos folgados".
O CEO dos CTT avisa que esta meta prevista no Orçamento do Estado para a emissão de produtos de poupança, como certificados de aforro, pode estar comprometida se o governo não tornar este produto mais atrativo
O novo secretário-geral da CGTP apela a uma grande participação dos trabalhadores no 25 de abril e no 1º de maio e adianta que não é possível esperar até 2028 por um salário mínimo de mil euros.
João Pedro Tavares, presidente da Associação Cristã de Empresários e Gestores, defende que a redução dos impostos para as famílias e empresas comece a ser implementada desde já de forma gradual pelo novo governo.
Gonçalo Matias, presidente da FFMS, diz que nos últimos 10 anos a principal causa do aumento da abstenção foi o número de jovens que emigraram e não tanto a desatualização dos cadernos eleitorais.
Vasco Antunes Pereira considera que não é só por via dos salários que o Serviço Nacional de Saúde vai conseguir reter os médicos que precisa. O CEO do Grupo Lusíadas Saúde diz que é preciso formação e retenção.
Miguel Cruz, presidente da Infraestruturas de Portugal, já fez as contas à promessa do PS de abolição das portagens nas antigas SCUT do interior e Algarve. Entrevista de Rosário Lira e Maria João Babo.
Álvaro Mendonça e Moura, presidente da CAP, diz ainda que é possível um salário mínimo de mil euros em 2028, como defendem alguns partidos, desde que os agricultores recebam o que lhes é devido pela produção.
O coordenador da UTAO - Unidade Técnica de Apoio Orçamental, acredita ainda que o excedente orçamental em contabilidade nacional poderá ficar acima de 1 por cento do PIB.
Mas este membro da Associação Business Roundtable Portugal diz também que "é obrigatório, em paralelo, os custos e os encargos sobre o salário mínimo diminuírem".
Tony Cabral, deputado estadual do estado de Massachusetts, espera ainda que a EDP Renováveis regresse ao negócio da energia eólica em alto mar em New Bedford e acredita que Trump será o candidato republicano às eleições.
Peter Villax acusa o PS de ter destruído o SNS que criou e o ministro da Saúde de má gestão. Defende taxa de Internet para financiar a Comunicação Social. E sugere um pacto de crescimento para o país.
Luís Amado acredita que uma eventual instabilidade política decorrente das eleições de 10 de março não vai abalar o país porque a "âncora fundamental para a estabilidade é ter a divida controlada".
O diretor-geral da SAP Portugal, Nuno Saramago, diz que há uma pressão cada vez maior para a utilização da Inteligência Artificial (IA) nos sistemas de informação das empresas.
Nazaré da Costa Cabral pede aos partidos "a máxima responsabilidade política ao nível das propostas que apresentem" durante a campanha eleitoral. As medidas têm impactos sobre a dívida pública que devem ser estimados.
O presidente da Centromarca, Nuno Fernandes Thomas, fala ainda de uma guerra contra as marcas próprias, que têm vindo a crescer, e aponta o dedo aos retalhistas.
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features