Podchaser Logo
Home
#35 - Educação Inclusiva

#35 - Educação Inclusiva

Released Friday, 30th April 2021
Good episode? Give it some love!
#35 - Educação Inclusiva

#35 - Educação Inclusiva

#35 - Educação Inclusiva

#35 - Educação Inclusiva

Friday, 30th April 2021
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

Uma conversa sobre a perspectiva realista da educação como uma forma não só de construção da cidadania, mas também como da própria formação do tecido social, entrelaçando cultura, conhecimento e a própria vida das pessoas.

Com ênfase para as pessoas com deficiência que, por meio da educação, podem ampliar as suas potencialidades, habilidades e competências, o Educa Podcast convidou o músico e guitarrista da banda Jota Quest, Marco Túlio, casado com a pedagoga Ângela Dariva Lara, pais do menino Theo, de 10 anos de idade, com Síndrome de Down, fã número um da banda e que já faz aulas de bateria.

Ângela é apoiadora do Instituto Mano Down, onde são realizados programas de desenvolvimento de potencialidades para as pessoas com Síndrome de Down, com atendimento de saúde, oficinas culturais e esportivas, autonomia e inclusão no mercado de trabalho.

O episódio contou ainda com a participação de Carolina Videira, educadora, mestre em neurologia e fundadora da Turma do Jiló, instituição sem fins lucrativos que trabalha pela educação inclusiva no Brasil em escolas públicas de São Paulo. Jiló é o apelido do filho mais velho da educadora, João, diagnosticado com Síndrome de Pelizaeus-Merzbacher, cuja uma das consequências da condição é a hipotonia, uma diminuição do tônus muscular e da força, o que causa moleza e flacidez.

No programa, os convidados comentam sobre a Educação inclusiva no Brasil, suas atividades com os filhos e com as instituições, bem como sobre a ‘nova’ Política Nacional de Educação Especial que, para alguns setores, representa um retrocesso ao oficializar a segregação de estudantes com deficiência em salas de aula e escolas específicas.

Além do episódio, recomendamos ainda a leitura do texto “Carta aos pais”, do educador Rubem Alves: “Se é assim que vocês pensam eu lhes digo: Tratem de mudar sua maneira de pensar rapidamente porque, caso contrário, vocês irão colher frutos muito amargos no futuro. Porque, quer vocês queiram quer não, o tempo se encarregará de fazê-los deficientes”.

Ouça, comente, compartilhe!

#Educação #Música #Podcast #EducaPodcast #Escola #Inclusão #EducaçãoInclusiva #JotaQuest #TurmaDoJiló # InstitutoManoDown

---

Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/educa-podcast/message

Show More

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features