Podchaser Logo
Home
Lançamento coberto com opções

Lançamento coberto com opções

Released Friday, 11th December 2020
Good episode? Give it some love!
Lançamento coberto com opções

Lançamento coberto com opções

Lançamento coberto com opções

Lançamento coberto com opções

Friday, 11th December 2020
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

Opções: o que são?

Para entender a estrutura do lançamento coberto de opções é preciso, primeiramente, que você saiba o que são opções. As opções são instrumentos derivativos, que derivam de outro ativo e alteram-se de acordo com as variações deste mesmo ativo.

O investidor que compra um contrato de opções – conhecido como titular – adquire o direito de exercer este contrato na data do seu vencimento. Já o investidor que lança as opções – vendedor – fica obrigado a exercer o contrato caso o comprador assim deseje.

No mercado financeiro, existem dois tipos de opções: as opções de compra (call) – que conferem ao titular o direito de compra de um ativo-objeto – e as opções de venda (put), que oferecem ao titular o direito de vender o ativo-objeto. 

O lançamento coberto de opções – também conhecido como financiamento – é uma operação direcionada a investidores que buscam uma rentabilidade superior à da renda fixa no mercado de ações sem, necessariamente, se expor a riscos ilimitados na renda variável. Isso porque, na prática, esta estrutura oferece ao investidor um percentual de ganho definido independentemente das oscilações do mercado e alguma proteção para casos de queda nos preços de um determinado ativo na bolsa de valores.

A operação de lançamento coberto com opções é composta pela compra de uma determinada ação no mercado à vista ao mesmo tempo em que se faz uma venda de opção de compra (call) desta mesma ação – no que chamamos de lançamento. Desta forma, o comprador – titular das opções – terá o direito de comprar aquela determinada ação a um determinado preço em uma data futura preestabelecida, enquanto o lançador mantém o ativo em sua carteira enquanto a opção não for exercida.

Caso a opção seja exercida, o lançador venderá suas ações ao titular da opção já sabendo qual o retorno da sua operação de financiamento. Se a opção não for exercida, por outro lado, o vendedor embolsará o prêmio recebido na venda da opção e manterá sua ação na carteira a um preço médio melhor.

Show More
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Episode Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
,

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features