Podchaser Logo
Home
3 - Censura e perseguição política nas universidades

3 - Censura e perseguição política nas universidades

Released Wednesday, 5th December 2018
Good episode? Give it some love!
3 - Censura e perseguição política nas universidades

3 - Censura e perseguição política nas universidades

3 - Censura e perseguição política nas universidades

3 - Censura e perseguição política nas universidades

Wednesday, 5th December 2018
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

No final de fevereiro os jornais e até o ministro da educação, Mendonça Filho (DEM-PE), começaram a noticiar como se fosse digno de notícia uma disciplina na UnB. Parte das matérias da graduação em Ciência Política do Instituto de Ciência Política da UnB, o professor Luis Felipe Miguel ministra no primeiro semestre de 2018 o curso “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”. Mendonça Filho disse que ia a todos os órgãos do executivo federal questionar a matéria. Partidários do “escola sem partido” ficaram em polvorosa. O que houve, afinal? A matéria é passível de críticas? Se sim, quais? E de que forma? Esse caso é algo excepcional ou parte de um cenário mais amplo? O que leva a esse quadro de censura e perseguição política às universidades tão explícito?

Participantes:Renata AquinoFernanda MouraFernando PennaDiogo SallesDemian Melo (convidado especial)Werther Ramalho (convidado especial)

Cartaz do episódio baseado no registro da condução coercitiva dos reitores da UFMG pela Polícia Federal em dezembro de 2017 (créditos originais: Diário do Centro do Mundo). Música de abertura e encerramento: “Tank!”; composição de Yoko Kano; performance de The Seatbelts; direitos reservados a Victor Entertainment.

O PCESP Podcast é um programa mensal sobre política, educação e história, e tudo o mais que eventualmente couber dentro disso. O Professores Contra o Escola Sem Partido é um grupo de estudos e um coletivo de militância por uma educação democrática radical e plural, donde o Movimento Educação Democrática, nosso filho mais novo. Os episódios saem mensalmente, toda segunda semana do mês.

Elogios, críticas, dúvidas, sugestões? Fale com a [email protected]

Você também pode encontrar a gente em:– Professores contra o Escola Sem PartidoTwitter e Instagram: @profscontraoesphttps://www.facebook.com/contraoescolasempartido/https://professorescontraoescolasempartido.wordpress.comhttps://www.youtube.com/c/ProfessorescontraoEscolaSemPartido

– Movimento Educação Democráticahttps://www.facebook.com/moveducacaodemocratica/Instagram: @moveducacaodemocratica

FONTES E REFERÊNCIAS DISPONÍVEIS NO NOSSO BLOG

Show More
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Episode Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
,

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features