Podchaser Logo
Home
SMJ #48 - História do Proibicionismo

SMJ #48 - História do Proibicionismo

Released Monday, 22nd May 2017
Good episode? Give it some love!
SMJ #48 - História do Proibicionismo

SMJ #48 - História do Proibicionismo

SMJ #48 - História do Proibicionismo

SMJ #48 - História do Proibicionismo

Monday, 22nd May 2017
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

SMJ #48 – História do Proibicionismo

Neste episódio analisamos e discutimos a longa história das políticas de proibição de comércio de algumas substâncias por parte de agentes estatais, o chamado “Proibicionismo”. Ainda que se tenha como exemplo mais presente no imaginário social a famosa Lei Seca dos Estados Unidos, essa história é muito longa e retoma o processo de circulação de mercadorias durante as grandes navegações dos século XV e XVI.

Originando guerras (como as do Ópio ou às Drogas), conflitos geopolíticos e corridas científicas, o proibicionismo não é apenas uma política acessória na vida social do mundo moderno. Ele é um reflexo preciso de nossa estrutura social, nossos preconceitos e má compreensões.

Para entender a história e o presente do Proibicionismo no Brasil e no mundo, o SMJ trouxe pra sua bancada três professores especialistas nesse tema: Felipe Motta*, Flavio Bortolozzi Jr** e Vitor Dieter***.

Ouça já!

=========Indicado no programa:Livros:O direito penal da guerra às drogas – Luis Carlos ValoisNarcotic Culture – Frank Dikotter, Lars Laamann, Xun ZhouAs portas da percepção – Aldous HuxleyA cara oculta da droga – Rosa Del OlmoA sociopolítica da droga – Rosa Del OlmoHistoria General de las Drogas – Antonio EscohotadoFilmes e Documentários13 Emenda (2016)Grass (2000)Reefer Madness (1936)Super High Me (2008)O sangrador e o doutor - https://www.youtube.com/watch?v=P7GYjFbYXdk =========Comentários, sugestões, críticas: [email protected]: @SMJPodcastFacebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/Instagram: @salvomelhorjuizoAssine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizoCompartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br *Felipe Motta é advogado e professor, mestre e doutor em direito pela Universidade Federal do Paraná, com período de pesquisa em doutorado-sanduíche na Universidade de Hamburgo.**Flavio Bortolozzi é advogado e professor, mestre e doutorando em Direito pela Universidade Federal do Paraná, pesquisa criminologia e sociologia Jurídica e é coordenador do grupo de pesquisa Violência, Crime e sociedade da ABRASD (Associação Brasileira de Pesquisa em Sociologia do Direito).***Vitor Dieter é advogado criminalista e criminólogo. Mestre e doutorando em Direito na União Europeia, estuda crime organizado e sistema penitenciário.

Show More
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Episode Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
,

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features