Podchaser Logo
Home
Inclusão e o uso de Tecnologia

Inclusão e o uso de Tecnologia

Released Wednesday, 29th September 2021
Good episode? Give it some love!
Inclusão e o uso de Tecnologia

Inclusão e o uso de Tecnologia

Inclusão e o uso de Tecnologia

Inclusão e o uso de Tecnologia

Wednesday, 29th September 2021
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

PROMOVENDO A INCLUSÃO EM SALA DE AULA

1 - A inclusão de acordo com a Lei Brasileira

A inclusão prevista na Lei Brasileira de Inclusão prevê adaptações pedagógicas para pessoas com deficiências físicas e sensoriais, transtornos globais de desenvolvimento (aqui um exemplo, é o espectro autista) e superdotação. O trabalho com esse público deve ser multidisciplinar. Entretanto, quando adentramos o campo pedagógico devemos contar com o apoio dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e psicopedagogos a fim de buscar as melhores estratégias para estimular o desenvolvimento contínuo desses alunos.

2 - Mas qual a diferença entre AEE e Psicopedagogia?

O trabalho do AEE centra-se em prestar apoio suplementar ao que é oferecido em sala de aula. A escolarização ocorre em sala de aula, portanto o especialista em Atendimento Educacional deve promover a adaptação dos materiais, dessa forma, assegurando acessibilidade aos conteúdos que o aluno estudará.

O psicopedagogo é o profissional que identifica problemas de aprendizagem, também é ele o “médico da aprendizagem”, pois propõe soluções embasadas nas estratégias de aprendizagem.

3 - Inclusão - A chaga da educação brasileira

Sim, ainda temos inúmeras mazelas no campo da educação, mas que tal olhar para a inclusão de forma holística?! Uma - apenas uma das partes do processo de inclusão - é capacitar essas pessoas para adentrarem o mundo digital. Assim sendo, que práticas pedagógicas podem ser implementadas para fomentar esse processo?

4 - Não há receita, mas há conhecimento e adaptação.

Vale lembrar que cada caso é um caso, não há receita para a ensinança. O que existe são educadores dispostos a aprender e adaptar ideias o tempo todo.

  • Deficiência Visual: além de uma habilidade tátil aguçada, pessoas com deficiência visual tem uma audição bem desenvolvida. Ao invés de passar inúmeros textos para esse aluno, que tal buscar um podcast para ele aprender sua matéria? Um exemplo é o podcast Marca Texto. Aqui teremos um professor e um jornalista debatendo livros, inclusive, clássicos da literatura.
  • Surdez: é necessário lembrar que pessoas surdas são bilíngues. Normalmente, sua primeira língua é a Língua Brasileira de Sinais e a segunda Português. Por conta das lacunas educacionais que enfrentamos, muitos deles têm dificuldade em articular o português. O apelo visual é muito necessário, assim, fazendo uso de ferramentas como o Google Slides, mas cuidado: nada de encher de texto. Faça sua própria curadoria: insira imagens, setas para localizar o estudante e apenas o texto que for necessário. A tecnologia é para você também aprender professor: há cursos de LIBRAS online. Busque saber falar um pouco do idioma que seu aluno domina ;)
  • Deficiência Intelectual: aprender e ensinar não se trata de cumprir o cronograma de conteúdos da escola. A educação é uma ciência que busca o desenvolvimento por inteiro do indivíduo e sua subjetivação. Assim sendo, o lúdico, a socialização, o riso, a interação com esse público devem sempre estar presentes. Bons exemplos para adaptações das aulas são estratégias de gamificação (escute nosso podcast anterior a esse!). Aproveite e conheça também o Flippity.

---

Send in a voice message: https://podcasters.spotify.com/pod/show/t4edu/message

Show More
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Episode Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
,

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features