Podchaser Logo
Home
#PapoMEL - Domingo, 03 de maio de 2020

#PapoMEL - Domingo, 03 de maio de 2020

Released Sunday, 3rd May 2020
Good episode? Give it some love!
#PapoMEL - Domingo, 03 de maio de 2020

#PapoMEL - Domingo, 03 de maio de 2020

#PapoMEL - Domingo, 03 de maio de 2020

#PapoMEL - Domingo, 03 de maio de 2020

Sunday, 3rd May 2020
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

Salve povo de Deus!

Me chamo Valmir, faço parte do Movimento de Trabalhadores Cristãos/Secretaria Ecumênica/Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda-Recife/Fórum Dom Hélder (coordenação do Grito dos Excluídos).

Hoje nossa reflexão do Evangelho dominical - domingo, 03 de maio de 2020 - será no livro de João 10,1-10. Cenário onde Cristo coloca duas figuras simbólicas: a de pastor e a de porta. Esse texto, mais uma vez, reforça nossa vocação para a liberdade. Enquanto nossa tradição de fé enfatiza o texto de Lucas sobre a ovelha perdida {e ao falarmos de pastor, lembramos automaticamente desse texto}, uma costura de conformismo foi feita - uma ovelha, nos ombros do pastor, que nos conduz apenas dessa forma. Agora, Cristo nos faz uma provocação: Ele é o pastor que abre as portas do redio e segue na frente - um caminho de libertação. Por isso, com mais ênfase nesse Evangelho posteriormente, afirma que é a porta - um emblema para entendermos a dimensão de liberdade, pois nEle temos livre acesso e permissividade para escolhas.

O pastor nos conduz para fora, não para dentro de formas ou estruturas que amarram. Fora dessa lógica e dimensão estabelecida por Jesus, aquele que se coloca como pastor é usurpador e não libertador. É bom pensarmos nisso, pois nossas tradições/igrejas muitas vezes colocaram o _"dia do bom pastor"_ para rezar por vocações - esses direcionamentos, no seio de nossas comunidades, devem ser para liberdade, não para colocar a juventude dentro de estruturas que sufocam. Assim nossa oração fará sentido. Convido vocês para rezarem juntos, a fim de que nossas comunidades e espaços de culto-fé se transformem para perceber as novas formas de vocação na vida da juventude (poesia, arte, proclamação da boa nova com o corpo e vida, com os afetos). O rito e profissão de fé celebradas devem pedir que as estruturas reflitam melhor sobre os novos modelos de vocação que já estão gritando no mundo.

Um abraço!

Show More

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features