Podchaser Logo
Home
Tragédia ambiental de Mariana é tema de exposição na Bélgica do fotógrafo Francisco Proner

Tragédia ambiental de Mariana é tema de exposição na Bélgica do fotógrafo Francisco Proner

Released Tuesday, 6th February 2024
Good episode? Give it some love!
Tragédia ambiental de Mariana é tema de exposição na Bélgica do fotógrafo Francisco Proner

Tragédia ambiental de Mariana é tema de exposição na Bélgica do fotógrafo Francisco Proner

Tragédia ambiental de Mariana é tema de exposição na Bélgica do fotógrafo Francisco Proner

Tragédia ambiental de Mariana é tema de exposição na Bélgica do fotógrafo Francisco Proner

Tuesday, 6th February 2024
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

A exposição “Mariana: a Arte da Resistência”, inaugurada nesta quarta-feira (7) em Bruxelas, traz imagens do impacto de uma das maiores tragédias ambientais do Brasil pelas lentes do fotógrafo Francisco Proner. O evento na Galerie d’Art Montgomery na capital belga faz parte de uma iniciativa que visa dar maior visibilidade na Europa aos problemas ambientais, culturais e sociais provocados pelo rompimento da barragem e à mobilização dos atingidos pela reparação dos prejuízos provocados pelo desastre.

Cenas das comunidades indígenas, quilombolas e dos territórios atingidos pelo rompimento da barragem do Fundão, em 2015, integram a exposição inaugurada na capital belga na presença do fotógrafo. Francisco Proner percorreu centenas de quilômetros de estradas, cidades e comunidades entre Minas Gerais e Espírito Santo para mostrar, sobretudo, a luta dos sobreviventes oito anos após a tragédia.

“Esse trabalho foi iniciado em junho de 2023. Desde então eu venho visitando os territórios atingidos, desde a cidade onde aconteceu o rompimento da barragem, em Bento Rodrigues, até o mar.  Fiz várias visitas nos territórios que estão ao longo do Vale do Rio Doce”, explica Proner em entrevista à RFI. “Foi um trabalho coletivo e tem sempre muita solidariedade das pessoas que estão no terreno, que vivem e fazem parte desta história diretamente. Esse trabalho foi feito com as populações, nos quilombos, nas aldeias indígenas e nas comunidades atingidas”, acrescenta.

Sensibilização

O tema não era desconhecido pelo fotógrafo. Proner acompanhou de perto e registrou a tragédia de Brumadinho, em 2019. Esta experiência o aproximou do projeto envolvendo o desastre de Mariana, que ganhou nova visibilidade com o início do processo movido pelas vítimas contra as mineradoras brasileira Vale e anglo-australiana BHP na justiça do Reino Unido.

Na semana passada, Francisco Proner acompanhou, em Londres, a realização das primeiras audiências que determinaram o cronograma para o julgamento, previsto para outubro deste ano, e que é denominado a maior ação ambiental coletiva do mundo. “Acho que é uma história importante que vai falar sobre a diferença da remediação do que já existe para o que virá, com o resultado que teremos no mês de outubro”, opina.

A exposição “Mariana: a Arte da Resistência”, em Bruxelas, é inaugurada uma semana após as sessões na corte britânica e faz parte da estratégia de sensibilização da opinião pública europeia sobre as responsabilidades das mineradoras no desastre ambiental que teve repercussão muito além das fronteiras brasileiras.

“Essas empresas que provocam esse tipo de desastre, de crime ambiental e até humanitário, têm sede aqui (na Europa). Por exemplo, a BHP e a Vale tinham sede em Londres na época do desastre. É por isso que (o processo) corre na Europa. E também para entender que essas empresas têm uma imagem diferente aqui na Europa do que têm no Brasil”.

O envolvimento com as comunidades atingidas por barragens é apenas uma das vertentes do trabalho engajado do jovem fotógrafo de 23 anos, que desenvolve muitos projetos com foco em questões relacionadas aos direitos humanos. “Politicamente, eu me alinho com movimentos indígenas, negros e quilombolas, dos atingidos (por barragens) também. A fotografia é a minha forma de contribuir com isso, pedindo sempre licença para entrar no território de cada um, mas participando como uma atividade coletiva”, ressalta.

 

Expoente do fotojornalismo brasileiro

Francisco Proner tem se destacado como um dos expoentes da nova geração de fotojornalistas brasileiros. Nos últimos anos, seu trabalho tem sido publicado em jornais influentes como o francês Le Monde e o britânico The Guardian, além de ter conquistado espaço no prestigioso Festival Visa pour l’Image, no sul da França, dedicado ao fotojornalismo mundial.  

Paralelamente a coberturas como a do processo judicial sobre a tragédia de Mariana, Proner desenvolve um projeto de longo prazo que visa expor situações de violação de direitos humanos em diversos países da América Latina. Esse projeto teve início no Equador e já levou o jovem fotógrafo ao México, Peru e muitas regiões do Brasil, onde focou a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e os efeitos do agronegócio. 

“Para mim o mais importante é sempre divulgar as histórias que estou fazendo. Os últimos anos têm sido bons nesse sentido. Acho que existe um espaço que foi 'cavado' por muita gente, através de muito trabalho de convencimento, para que histórias latino-americanas existam nestes espaços de festivais, de prêmio e publicações. Fico feliz de poder divulgar essas histórias em espaços que aparecem por aí”, conclui.

Show More

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features