Podchaser Logo
Home
SMJ #64 - História da Riqueza no Brasil

SMJ #64 - História da Riqueza no Brasil

Released Monday, 2nd April 2018
Good episode? Give it some love!
SMJ #64 - História da Riqueza no Brasil

SMJ #64 - História da Riqueza no Brasil

SMJ #64 - História da Riqueza no Brasil

SMJ #64 - História da Riqueza no Brasil

Monday, 2nd April 2018
Good episode? Give it some love!
Rate Episode

SMJ #64 – História da Riqueza no Brasil

As tradicionais análises de história econômica do Brasil, à esquerda e à direita, sempre destacaram com grande ênfase a história colonial como um processo de acumulação de capital na Europa enquanto a América apenas sobreviveria (naquilo que se denomina de economia de subsistência), possuindo um papel coadjuvante na formação da história do capitalismo mundial.

As recentes pesquisas desenvolvidas e apresentadas nesse programa partem de premissas teóricas e metodológicas inovadoras e capazes de revelar um processo diverso. Partindo de uma valorização da cultura tupi e das instituições portuguesas descobriu-se, também a partir de técnicas de econometria, que a economia interna da colônia superava a produção da própria metrópole, exigindo, portanto, uma profunda revisão das concepções até então levadas à cabo nos estudos brasileiros.

Para compreender essa história, entender o papel das instituições políticas e jurídicas e mesmo de alguns famosos atores da História do Direito na formação da economia brasileira, o Salvo Melhor Juízo teve a honra de entrevistar por quase duas horas o renomado escritor brasileiro Jorge Caldeira*.

Ouça já!=========Indicado no programa:Livros, entre outros, destaca-se:Mauá, empresário do Império (1995)A Nação Mercantilista (1999)O Banqueiro do Sertão (2006)História do Brasil com empreendedores (2009)Júlio Mesquita e seu tempo (2015)História da Riqueza no Brasil (2017)=========

Comentários, sugestões, críticas: [email protected]: @SMJPodcastFacebook: https://www.facebook.com/salvomelhorjuizo/Instagram: @salvomelhorjuizoAssine o Feed: feeds.feedburner.com/salvomelhorjuizoCompartilhe, divulgue, ajude-nos nesse projeto!Agora o SMJ faz parte da rede de podcasts AntiCast! Acesse: www.anticast.com.br Acesse o PADRIM do SMJ e contribua: www.padrim.com.br/salvomelhorjuizo========

*Jorge Caldeira é escritor e pesquisador. Mestre em Sociologia e Doutor em Ciência Política pela USP é autor de importantes livros e pesquisas na área de história econômica, política e da cultura popular no Brasil. Entre outros, escreveu o best-seller “Mauá, empresário do Império”e publicou, recentemente, o livro tema dessa entrevista, “História da Riqueza no Brasil” pela editora Estação Brasil.

Show More
Rate

Join Podchaser to...

  • Rate podcasts and episodes
  • Follow podcasts and creators
  • Create podcast and episode lists
  • & much more

Episode Tags

Do you host or manage this podcast?
Claim and edit this page to your liking.
,

Unlock more with Podchaser Pro

  • Audience Insights
  • Contact Information
  • Demographics
  • Charts
  • Sponsor History
  • and More!
Pro Features